AWS lança fundo comunitário para aporte de projetos de inovação na educação em Jundiaí

Publicada em 08/08/2023 às 16:08

Publicado nesta terça-feira (08/08) edital do Fundo para Educação da Amazon Web Services (AWS), oferta de nuvem mais abrangente e amplamente adotada do mundopara incentivar o desenvolvimento de programas destinados a promover práticas inovadoras no ensino fundamental, anos iniciais, nas escolas municipais de educação básica (EMEB) da Prefeitura de Jundiaí. O fundo de R$ 950 mil está aberto a associações e fundações do Estado de São Paulo que tenham interesse em iniciar ou desenvolver um projeto dentro das escolas municipais nas categorias STEM e habilidades digitais, aprender brincando, inclusão, sustentabilidade, saúde mental ou habilidades socioemocionais. Por meio do fundo, a AWS visa fornecer até R$ 100 mil por organização. A articulação foi realizada pela Rede Jundiaí de Cooperação, ligada à Unidade de Gestão de Governo e Finanças (UGGF). 

O fundo está sendo lançado em colaboração com a Unidade de Gestão de Educação de Jundiaí. De acordo com o prefeito Luiz Fernando Machado, a ação ampliará as iniciativas da unidade. “Jundiaí, tem como meta a excelência no desenvolvimento das infâncias da cidade. Jundiaí, Cidade das Crianças, ocupa a 5ª posição entre os 100 maiores municípios brasileiros no quesito Educação (Macroplan, 2020), resultado de trabalho desenvolvido com conteúdo exclusivo, elaborado pelas equipes pedagógicas municipais, a partir do Programa Escola Inovadora, que prioriza o contato com a natureza como propulsor para a apropriação do conhecimento pelos meninos e meninas da cidade”, ressalta o prefeito.

“A AWS investe no Brasil há mais de 10 anos e o lançamento do AWS Fundo para Educação reforça nosso compromisso com o país”, diz Paulo Cunha, diretor-geral da Amazon Web Services para setor público no Brasil. “Acreditamos que o AWS Fundo para Educação não apenas inspirará, mas também contribuirá na capacitação das organizações para fortalecer a educação no município de Jundiaí, de uma forma que beneficie a todos de forma sustentável. Para nós, o fundo desempenhará um papel importante no apoio ao município e incentivamos qualquer pessoa interessada a se inscrever hoje para ajudar a fazer a diferença.” 

Edital selecionará projetos para incentivo à Educação nas EMEBs de Jundiaí

Para o detalhamento do edital, no dia 17 de agosto, às 16h, será realizado webinar para os interessados em participar da iniciativa. As inscrições podem ser feitas no link: https://us02web.zoom.us/webinar/register/WN_filN4zCPSKWYDkVGcDEEZw

A rede municipal de Jundiaí conta com 104 escolas, 32 mil estudantes e cerca de 4 mil profissionais em atuação diária com as crianças. Através do AWS Fundo para Educação, serão selecionados projetos que alarguem, complementem ou introduzam novos elementos inovadores que se alinhem com estas prioridades do Município. 

De acordo com a gestora da Unidade de Gestão de Educação (UGE) Vastí Ferrari Marques, a parceria resultará em grandes avanços.  “A Educação de Jundiaí está nos olhos do mundo, a partir das ações inovadoras desenvolvidas para a aprendizagem em contato com a natureza e desenvolvimento das potencialidades. O Fundo para a Educação, da AWS, é um grande aporte para as iniciativas do Programa Escola Inovadora de Jundiaí”, comenta a gestora. 

O crescimento da sociedade a partir do presente educacional das crianças, em contato com a natureza e desenvolvimento de suas potencialidades é uma das premissas do Programa Escola Inovadora, estruturado a partir de três eixos: a formação dos educadores, a ambiência do prédio escolar e a qualidade de ensino. Novas tecnologias na sala de aula: jogos com raciocínio lógico e educação socioemocional, além do inglês, robótica, alimentação saudável e o ‘Desemparedamento da Escola’, utilizando espaços ao ar livre como sala de aula também são realidade na Cidade das Crianças. 

Fundo

O fundo será administrado pela ChangeX, uma organização sem fins lucrativos que alimenta uma plataforma de engajamento comunitário projetada para levar financiamento e recursos diretamente nas mãos dos cidadãos para poderem liderar projetos impactantes em suas comunidades. As candidaturas serão analisadas, avaliadas e pontuadas conforme os critérios de financiamento do programa, que incluem o impacto potencial do projeto na comunidade e o alinhamento com as prioridades municipais. As candidaturas a projetos já estão abertas, e as propostas podem ser enviadas até 5 de setembro de 2023.

A iniciativa de fundos comunitários deste ano faz parte do compromisso da AWS com o Brasil. A AWS investe em organizações locais e organizações sem fins lucrativos, apoia iniciativas locais de qualificação tecnológica, ajuda a desenvolver programas de educação em ciência, tecnologia, engenharia, artes e matemática (STEAM), contribui para o desenvolvimento econômico, apoiando o emprego para mulheres, digitalização da economia, agroindústria e desenvolvimento do setor de artesanato, planos de sustentabilidade ambiental, além de fornecer benefícios à comunidade por meio de esforços voluntários de seus funcionários.

Assessoria de Imprensa


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2023/08/08/aws-lanca-fundo-comunitario-para-aporte-de-projetos-de-inovacao-na-educacao-em-jundiai/
Leia mais sobre

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original