Vinhos de Jundiaí são premiados no 1º Concurso Brasileiro de Vinhos de Mesa

Publicada em 16/08/2023 às 14:25

Dois vinhos de Jundiaí conquistaram medalhas e foram premiados no Concurso Brasileiro de Vinhos de Mesa, que reuniu vinícolas de todo o país neste mês. O branco seco de Madalena, safra 2023, da Casa de Pizzo, no Traviú, ganhou a medalha de ouro. E o rosé Niagara 1933 Rosada, safra 2021, da Vinícola Casa Martins, no Mato Dentro, foi premiado com a medalha de prata. O Concurso Brasileiro de Vinhos de Mesa teve o apoio da Prefeitura de Jundiaí.

“A uva é a principal cultura da nossa cidade, por isso é tão importante fortalecer os produtores. Os vinhos de mesa representam um percentual importante no consumo dos brasileiros e também refletem a tradição da nossa cidade, que tem uma grande produção. Por isso, estamos apoiando os produtores a se fixarem na terra e a darem um salto na qualidade dos produtos, para que mais reconhecimentos como esses sejam dados aos nossos produtores”, disse o gestor de Agronegócio, Abastecimento e Turismo (UGAAT), Eduardo Alvarez.

A Rota do Vinho de Jundiaí oferece mais de 20 opções entre adegas e vinícolas que oferecem mais de 40 variedades diferentes de vinhos, além de espaços abertos, em contato com a natureza e com visitas aos parreirais.

Rota do Vinho é opção de passeio para os amantes da bebida e de paisagens

Atualmente, a Prefeitura está com inscrições abertas para o Programa Municipal de Apoio ao Agronegócio de Jundiaí (PROAJ), que visa incentivar produtores de uva do município de Jundiaí, inscritos e habilitados, por meio de subvenção econômica, no valor máximo de R$ 300.000,00, a ser rateado entre as propriedades inscritas.

“Estou muito feliz com o prêmio. Isso mostra o resultado de muita dedicação, muito trabalho e muitos estudos, com novas técnicas para melhorar cada vez mais a qualidade de nossos produtos. Ainda mais honrado por ter participado e ser premiado com o vinho da nossa uva Niagara Rosada de Jundiaí”, destacou Amarildo Martins, da Vinícola Casa Martins.

Vinícola Casa Martins recebe visitas com degustação de vinhos. Vinho rosé de Niagara foi premiado

As provas da 1ª edição do Concurso Brasileiro de Vinhos de Mesa (CBVM) foram realizadas no início de agosto no novo Centro de Enologia de Jundiaí, localizado na ETEC Benedito Storani (Etec BeSt), que pertence ao Centro Paula Souza, e os vinhos foram avaliados por categorias, e seguindo regras utilizadas nos concursos internacionais. Na 1ª edição do Concurso Brasileiro de Vinhos de Mesa – CBVM foram inscritas 186 amostras das principais regiões vinícolas do Brasil: Rio Grande do Sul (com 55% das amostras), Santa Catarina (15%), São Paulo (15%), Paraná (10%) e Minas Gerais (5%). As amostras destacaram várias cepas, desde as mais tradicionais como Isabel e Bordô, até as híbridas, como Lorena, Moscato e Bibiana, desenvolvidas pela Embrapa, e a Máximo, cultivada no Sul do país e em São Paulo.

“O curso técnico de Viticultura e Enologia de Jundiaí, juntamente com o incentivo ao enoturismo e as subvenções da prefeitura para os produtores rurais, estão fazendo com que Jundiaí entre em uma nova fase de produção de uvas e vinho. Os agricultores estão tendo oportunidade para usar novas tecnologias e produzir uvas de qualidade superior e oferecer bons vinhos finos, assim como vinhos de uvas híbridas”, reforçou Antônio Pizzolante, da Casa de Pizzo.

É o segundo ano consecutivo em que vinhos de Jundiaí são premiados. Em 2022, foram três prêmios na São Paulo Wine Trade Fair. A CRS Brands recebeu duas medalhas de ouro, com os vinhos Georges Aubert Brut Tradicional 2019 e Georges Aubert Nature 2019. Já a Vinícola Castanho ficou com a medalha de prata com o Cave Gran Corte 2019.

Antônio Pizzolante, da Casa de Pizzo, teve um dos vinhos premiados no Concurso

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2023/08/16/vinhos-de-jundiai-sao-premiados-no-1o-concurso-brasileiro-de-vinhos-de-mesa/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original