Webinar tira dúvidas sobre inscrição de projetos para Educação
Publicada em 18/08/2023 às 12:53A webinar para detalhamento do Fundo para Educação de Jundiaí Amazon Web Services, realizado na tarde desta quinta-feira (17), contou com a participação de representantes das Escolas Municipais de Educação Básica de Jundiaí (EMEBs) e organizações interessadas em inscrever projetos educacionais alinhados com os eixos do Programa Escola Inovadora, da Prefeitura de Jundiaí. O encontro virtual serviu para apresentação da iniciativa e esclarecimento de dúvidas.
O fundo de R$ 950 mil está aberto a associações e fundações do Estado de São Paulo que tenham interesse em iniciar ou desenvolver um projeto dentro das escolas municipais nas categorias STEM e habilidades digitais, aprender brincando, inclusão, sustentabilidade, saúde mental ou habilidades socioemocionais. Por meio do fundo, a AWS visa fornecer até R$ 100 mil por projeto. A articulação foi realizada pela Rede Jundiaí de Cooperação, ligada à Unidade de Gestão de Governo e Finanças (UGGF).
Para o prefeito Luiz Fernando Machado, a ação ampliará as iniciativas na Educação, proporcionando mais ganhos para a cidade, que ocupa a 5ª posição entre os 100 maiores municípios brasileiros no quesito Educação (Macroplan, 2020). “Jundiaí, Cidade das Crianças, tem como meta a excelência no desenvolvimento das infâncias da cidade. Com conteúdo exclusivo, elaborado pelas equipes pedagógicas municipais, a partir do Programa Escola Inovadora, que prioriza o contato com a natureza, estamos proporcionando mudanças de realidades para meninos e meninas da cidade”, ressalta o prefeito.
“Contar com o apoio de um fundo internacional, que objetiva a Educação de qualidade, é um diferencial. 28 pessoas se inscreveram para o webinar. A seleção será feita com base em critérios determinados em edital e devem estar alinhados as pilares de desemparedamento da escola, estímulo ao contato com natureza e tecnologia”, comentou a gestora da Unidade de Gestão de Educação (UGE), Vastí Ferrari Marques.
Segundo o gestor de Governo e Finanças (UGGF), José Antonio Parimoschi, responsável pela Rede Jundiaí de Cooperação, a articulação entre a iniciativa privada e o setor público proporcionam avanços para toda a sociedade. “Com a cooperação, juntamos as propostas, as possibilidades e a execução. Em Jundiaí, o formato tem trazido resultados incríveis, principalmente na Saúde e agora, alcança a Educação”, comenta.
O fundo será administrado pela ChangeX, uma organização sem fins lucrativos que alimenta uma plataforma de engajamento comunitário projetada para levar financiamento e recursos diretamente nas mãos dos cidadãos para poderem liderar projetos impactantes em suas comunidades. As candidaturas serão analisadas, avaliadas e pontuadas conforme os critérios de financiamento do programa, que incluem o impacto potencial do projeto na comunidade e o alinhamento com as prioridades municipais. As candidaturas a projetos já estão abertas, e as propostas podem ser enviadas até 5 de setembro de 2023.
A iniciativa de fundos comunitários deste ano faz parte do compromisso da AWS com o Brasil. A AWS investe em organizações locais e organizações sem fins lucrativos, apoia iniciativas locais de qualificação tecnológica, ajuda a desenvolver programas de educação em ciência, tecnologia, engenharia, artes e matemática (STEAM), contribui para o desenvolvimento econômico, apoiando o emprego para mulheres, digitalização da economia, agroindústria e desenvolvimento do setor de artesanato, planos de sustentabilidade ambiental, além de fornecer benefícios à comunidade por meio de esforços voluntários de seus funcionários.
Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ
-
19/11/2024
Jundiaí participa de encontro sobre avanços e perspectivas com integrantes da Rede Urban95
-
13/11/2024
Programas municipais inspiram a visita de comitiva de Bauru
-
12/11/2024
Veja o que abre e fecha nos feriados da Proclamação da República e da Consciência Negra
-
08/11/2024
Inscrições gratuitas para o Centro de Línguas começam na segunda (11)
Baixe as fotos desta notícia na resolução original