Agosto Dourado: serviços de saúde realizam atividades diferenciadas para marcar o mês

Publicada em 23/08/2023 às 17:23

Gestantes da Unidade Básica de Saúde (UBS) Esplanada participaram nesta terça-feira (22) de uma oficina de “Almofadas Térmicas Terapêuticas”. A atividade integrou a programação do Agosto Dourado, que ao longo do mês incentivou as boas práticas para a Infância e a amamentação a partir de atividades desenvolvidas pela Prefeitura de Jundiaí.

“Estamos trazendo os benefícios da aromaterapia, a partir de almofadas para serem utilizados para relaxar e aliviar, por exemplo, as cólicas dos bebês, além de ensinar a técnica para a utilização. Essa terapia que utiliza as plantas é uma das Práticas Integrativas Complementares (PICs) ofertadas pelo SUS que trazem bem-estar e saúde, auxiliando em diversos tratamentos”, ressaltou a farmacêutica Viviane Roque.

Na UBS Esplanada, as gestantes conheceram os benefícios da aromaterapia para os bebês

Cada participante ganhou uma almofada recheado com as ervas: camomila, capim santo e erva doce, e com sementes de painço ou arroz, que foi carinhosamente confeccionada pelas participantes do Grupo Mãos Arteiras, outra PICs do equipamento de saúde.

“No meu primeiro filho, eu utilizei a aromaterapia e foi ótimo. Estou renovando meus conhecimentos, enquanto aguardo o meu segundo menino, com mais orientações”, destacou a designer Daniela Felício de Souza.

Hortolândia
Já na Clínica da Família Hortolândia a ação foi voltada para as mamães e os bebês. A equipe preparou um encontro onde foi abordada a importância do aleitamento materno.

“Foi uma atividade marcada por muita emoção e participação. As mães receberam informações, puderam se socializar, dançar, receber carinho em um café da manhã especial preparado pelo serviço de saúde. Já os bebês receberam a shantala, massagem que traz segurança, proporciona vínculo, além da troca de afeto”, enfatizou a enfermeira Dândara Camargo.

A programação do Agosto Dourado continua, podendo ser conferida no link.

Na Clínica da Família Hortolândia, a manhã foi recheada de atividades

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ e Divulgação


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2023/08/23/agosto-dourado-servicos-de-saude-realizam-atividades-diferenciadas-para-marcar-o-mes/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original