Mês do Patrimônio promove roda de conversa com participantes da Rota Afro

Publicada em 28/08/2023 às 17:13

Como parte da programação da última semana desta edição do Mês do Patrimônio Histórico e Cultural, a Unidade de Gestão de Cultura (UGC) tem realizado rodas de conversa com os segmentos que já participaram das vivências da Rota Afro, iniciativa da Prefeitura com foco na preservação e democratização da Memória da População Negra do Município.

Entre os grupos previstos, estão os de alunos e educadores de escolas da rede municipal e estadual de ensino, de cursos da Fatec Jundiaí e de segmentos da sociedade. Mediada por Denilson André e Valéria de Paula, a atividade teve como objetivo escutar e avaliar as contribuições e críticas dos participantes, por segmento, a fim de aprimorar a organização das vivências.

O diretor do Departamento de Patrimônio Histórico da UGC, Elizeu Marcos Franco, ressaltou a importância da iniciativa. “Assim como o Mês do Patrimônio como um todo, a Rota é uma das ações de educação patrimonial promovidas pela Cultura. E as primeiras impressões deste diálogo foram muito positivas, reforçando a necessidade de se continuar e ampliar este tipo de ação”, comentou.

Roda de conversa começou com os alunos da Emeb Carlos Foot

Na manhã desta segunda-feira (28) foi a vez das turmas dos quartos anos da EMEB Carlos Foot Guimarães, do Jardim Santa Gertrudes, que compartilharam suas impressões sobre a vivência.

Os alunos do 4º C, da professora Fátima Bittencourt, entregaram os desenhos que fizeram sobre a Rota. Pedro Sanches, de nove anos, destacou a encenação em frente à locomotiva no Espaço Expressa (antigo Complexo Fepasa), o Museu Ferroviário, o Jardim Botânico e o Clube 28 de Setembro. “O que mais me marcou na visita foi o teatro na locomotiva. Eles apareceram do nada, deram até um susto com um barulhão na roda do trem, para mostrar a rotina dos trabalhadores”.

Já para a turma do 4º B também foi o teatro o que mais chamou atenção. “Eles me diziam ‘professora, isto aqui é como uma novela ao vivo’”, comentou a educadora Regina Ferreira.

A aluna Maria Fernanda Santos, também de nove anos, até trouxe para a aula o ingresso que recebeu durante a visita ao Museu pelo elenco da Rota. “Guardei o ingresso, pois elas me disseram que era para levar para casa e convidar os pais para voltarmos ao Museu. E aprendi também sobre o período da escravidão e sobre como é muito feio discriminar as pessoas”.

Mais Mês do Patrimônio
O encerramento da programação desta edição do Mês será nesta quinta-feira (31), às 19h, com a vernissage de “Memórias da Terra Querida, Jundiaí”, em que o artista visual Luca Ferrari traz xilogravuras e linoleogravuras de importantes patrimônios materiais do Município.

Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2023/08/28/mes-do-patrimonio-promove-roda-de-conversa-com-participantes-da-rota-afro/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original