Dia Nacional de Combate ao Fumo: servidor DAE dá o exemplo

Publicada em 29/08/2023 às 10:52

Quando o assunto é adutora, há quem diga que ele é a pessoa que mais domina o assunto e resolve qualquer “parada”. Agora, o servidor da DAE Wilson Bernardo é exemplo também quando a pauta é cigarro: depois de 43 anos fumando, há um ano e meio o chefe da Seção de Adutora decidiu parar de fumar e, desta vez, garante que é para sempre.

“Precisa ter força de vontade e confiar em Deus”, conta Wilson. No Dia Nacional de Combate ao Fumo, comemorado nesta terça-feira (29), o servidor, com 37 anos de empresa, conta sua história. Wilson começou a fumar com 16 anos. “Meu pai, minha mãe e uma irmã fumavam. Eu era jovem e achava bonito”, lembra.

Há alguns anos, ele tentou parar, mas desistiu. Chegou a fumar 40 cigarros por dia – mais até quando passava por uma situação estressante. Ano passado, ao ser diagnosticado com pneumonia e ver os exames mostrando como estavam seus pulmões, deixou uma das filhas jogar os maços no lixo.

Chefe da Seção de Adutora, o servidor Wilson Bernardo, 59 anos, largou o cigarro. Ele fumava há 43 anos e comemora a nova vida: “Melhorou tudo”, conta

“Disse à médica que as mesmas mãos que pegaram o cigarro pela primeira vez, iam deixá-los. E assim foi”, conta, orgulhoso. Sem o cigarro, agora tem mais disposição e o paladar ficou mais aguçado. “Melhorou tudo”, comemora.

Ajuda gratuita

Em Jundiaí, o Programa de Assistência Intensiva ao Tabagista (PAIT), desenvolvido pela Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), oferece acompanhamento gratuito por meio de ações coletivas e individualizadas, além de fazer a dispensação de medicamentos se necessário.

A iniciativa conta com grupos permanentes no NIS (avenida Carlos Salles Block, 74), às terças-feiras, às 9h30, e às quartas, às 14 horas, e no Complexo Argos (avenida Dr. Cavalcanti, 396), todas as segundas-feiras, às 18 horas. Para participar, basta levar o cartão de cadastro da Unidade Básica de Saúde (UBS) e o CPF.

Assessoria DAE


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2023/08/29/dia-nacional-de-combate-ao-fumo-servidor-dae-da-o-exemplo/
Leia mais sobre , ,

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original