PAIT de Jundiaí comemora 16 anos
Publicada em 29/08/2023 às 17:06Os 16 anos do Programa de Assistência Intensiva ao Tabagista (PAIT), desenvolvido pela Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), e o Dia Nacional de Combate ao Fumo foram comemorados, nesta terça-feira (29), durante encontro de novo grupo do PAIT no Núcleo Integrado de Saúde (NIS).
O evento foi marcado pela emoção de ex-fumantes e também de pacientes que iniciaram a jornada para vencer o vício. “Todos os anos, eu venho para dizer que é possível”, destacou o Edson Rocha, que há 15 anos parou de fumar após passar pelo PAIT e, desde então, se tornou corredor de rua, colecionando medalhas. “Estou animada, mesmo sabendo que é difícil”, ressaltou a dona de casa Sueli Vacari, em seu primeiro dia no grupo.
Reconhecido no Estado como modelo de controle à doença, o PAIT de Jundiaí já auxiliou cerca de 10 mil pessoas desde sua criação. “É muito importante podermos comemorar esse número significativo e mais um ano desse programa que estende as mãos, acolhe e auxilia as pessoas a reencontrarem a qualidade de vida e a felicidade. Além disso, nesta data, nós conscientizamos sobre as doenças e mortes evitáveis relacionadas ao tabagismo”, frisou o coordenador do programa, médico Carlos Costa.
A gestora adjunta da UGPS, Dra. Dayane Martins, prestigiou o evento e também observou a importância da iniciativa. “Esse é um dos programas mais exitosos de Jundiaí e sempre é tratado com muito carinho, pois faz um trabalho conjunto com os pacientes, atuando na prevenção e promovendo a saúde de todos aqueles que buscam auxílio para vencer o vício.”
Grupos
Além dos grupos permanentes no NIS, às terças-feiras, às 9h30, e quartas, às 14h, e no Complexo Argos – avenida Dr. Cavalcanti, 396, Vila Argos -, todas as segundas-feiras, às 18h, o PAIT realiza encontros nos equipamentos da Atenção Básica. Os interessados podem procurar as UBSs, Novas UBSs e Clínicas da Família para informar o interesse em ingressar no programa e verificar as turmas.
Ao longo de oito semanas, os participantes recebem acompanhamento completo e gratuito com ações coletivas e individualizadas. Para os casos necessários, ocorre a dispensação de medicamentos.
Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ
-
01/11/2024
Clínica da Família da Ponte ultrapassa 5,4 mil atendimentos
-
29/10/2024
Dia de Finados: visitantes devem se atentar para não levar criadouros da dengue para os cemitérios
-
24/10/2024
Nota oficial: ampliação de postos de vacinação contra a dengue
-
22/10/2024
Nota Oficial – interrupção da vacinação contra a Covid-19
Baixe as fotos desta notícia na resolução original