Educadora portuguesa Nora Cavaco confere as iniciativas do programa Escola Inovadora
Publicada em 06/09/2023 às 10:58Acompanhada da equipe da Unidade de Gestão de Educação (UGE), a educadora portuguesa Nora Cavaco visitou as instalações do Complexo Argos e escolas da rede municipal de ensino ao longo dessa terça-feira (05). Em Jundiaí desde o último fim de semana, para o 1º Encontro Internacional de Educação Inclusiva realizado pela Prefeitura, Nora pôde conferir as iniciativas do programa Escola Inovadora e interagir com os educadores e alunos da rede.
“Inserida no contexto de internacionalização de Jundiaí, a participação da Nora em nosso 1º Encontro de Educação Inclusiva e a sua visita às nossas unidades escolares são motivos de muita honra para o Município. Além de compartilhar com a nossa rede suas experiências e conhecimentos, ela certamente levará também para Portugal as suas impressões positivas sobre as boas práticas de Jundiaí pelo programa Escola Inovadora, como o ‘Desemparedamento da Escola’”, comentou a gestora de Educação, Vastí Ferrari Marques.
Ainda pela manhã, Nora visitou o Fab Lab e a Biblioteca Municipal no Complexo Argos, e a EMEB Professora Geralda Berthola Facca, no jardim do Lago, de Ensino Fundamental, recentemente revitalizada pela Prefeitura. Já no período da tarde, a visita foi realizada na EMEB Professora Cleo Nogueira Barbosa, no Jardim Novo Horizonte, de Educação Infantil II (crianças de quatro e cinco anos).
Em sua quarta visita ao Município, Nora elogiou o trabalho da Prefeitura e destacou a felicidade que encontrou nas equipes e nas crianças. “As práticas pedagógicas de Jundiaí vão ao encontro do que a Europa e o Mundo acreditam, que é encarar como espaços de aprendizagens todos os ambientes escolares, para além da sala de aula. Nestas visitas, pude ver uma rede de profissionais que atua com paixão e bons métodos, e isso se reflete na alegria das crianças. Só vi aqui crianças felizes e essa é a chave do sucesso para suas dimensões pessoais e profissionais no futuro. Saio daqui com as minhas expectativas superadas”.
A diretora do Departamento de Educação Inclusiva (UGE), Karina Verardo, ressaltou a importância do olhar sobre as potências das crianças para as aprendizagens. “A proposta das visitas desta terça-feira segue o objetivo do Encontro de Educação Inclusiva, que é o de olhar para as nossas crianças, todas elas, não a partir de suas dificuldades ou deficiências, mas sim de suas potências. E pudemos apresentar na prática como o contato com a natureza e a preocupação com a ambiência escolar, podem contribuir para que todas as crianças aprendam”.
Ao longo desta quarta-feira (06), a UGE promove ainda uma série de formações com a professora Nora Cavaco, com os diretores de Departamentos no período da manhã e com os supervisores à tarde.
Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ
-
18/12/2024
CMEJA abre inscrição para preenchimento de vagas do Ensino Médio e Fundamental
-
16/12/2024
Alunos da EMEB Flórida Mestag vencem torneio de robótica do Sesi
-
15/12/2024
Prêmios e parcerias ajudam alavancar os índices de desempenho da Educação de Jundiaí
-
12/12/2024
368 anos: Centro de Referência da Infância e da Adolescência (CRIA) no Novo Horizonte é entregue
Baixe as fotos desta notícia na resolução original