Goiaba: sistema de cultivo desenvolvido em Jundiaí produz fruta o ano todo

Publicada em 08/09/2023 às 08:00

Produzir praticamente o ano todo e com mais facilidade para o manejo. À distância, a impressão é de que a roça é de uva, mas ao chegar perto, as goiabas começam a ficar visíveis. É com o sistema de condução por espaldeira, tradicional para o cultivo das uvas, que o produtor de Jundiaí, Henrique Losqui, do bairro Corrupira, tem 3.000 pés de goiaba tailandesa. Nesse sistema, as goiabeiras são amparadas por um arame esticado e suspenso por mourões. As produções da fruta na cidade são acompanhadas pela Unidade de Agronegócio, Abastecimento e Turismo (UGAAT), da Prefeitura de Jundiaí, através de diversos programas de fomento ao agricultor.

“Uma das vantagens desse sistema é que, com a poda eficiente após a colheita, podemos ter goiaba quase que o ano inteiro. Sem contar a facilidade no manejo, porque vários processos, entre eles a pulverização, roçada e limpeza do terreno, tudo pode ser feito com máquinas. Sem contar a segurança e a facilidade na hora da colheita, já que os pés são baixos”, disse o produtor.

“Essa técnica de plantar goiaba em espaldeira, que começou e foi desenvolvida por nós aqui em Jundiaí, foi para o país inteiro”, reforçou o pesquisador da fruticultura e produtor rural, Roberto Loschi. Em Jundiaí, atualmente, 13 produtores produzem goiaba. Segundo o Levantamento Censitário das Unidades de Produção Agropecuária (Lupa), a cidade tem aproximadamente 11 hectares de produção.

Apesar da técnica em espaldeira, a produção tradicional, em pomares, é a mais desenvolvida na cidade. “A goiaba tem se consolidado como uma opção de segunda cultura, ou seja, da diversificação para alguns agricultores. Ela é uma fruta que tem boa saída para venda direta em programas municipais como Produtor na Praça e Circuito das Frutas nos Terminais e também em atacadistas e supermercados”, afirma o engenheiro da UGAAT, Sérgio Pompermaier.

A safra principal da fruta se concentra entre o começo da primavera até o verão. Mas, com o avanço de técnicas de manejo da poda, irrigação e adubação, é possível ter colheita, praticamente, o ano todo, mesmo no sistema tradicional. “Uma das características do agronegócio de Jundiaí é a produção de frutas em pequenas propriedades. Por isso temos criado programas de fomento ao Agronegócio e de proteção ao produtor rural, como o Cultivo Protegido e o Proaj, que ajudam o agricultor a se fixar na terra”, disse a diretora de Agronegócio, Isabel Harder.

“Com o cultivo da goiaba, Jundiaí reforça a tradição e consolidação da fruticultura. A diversificação na produção de frutas já é uma realidade no município e a goiaba tem um grande potencial de crescimento, já que sofre muito pouco com a sazonalidade”, detalha o gestor da UGAAT, Eduardo Alvarez.

Roberto Losqui desenvolveu o sistema de condução por espaldeira da goiaba em Jundiaí

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2023/09/08/goiaba-sistema-de-cultivo-desenvolvido-em-jundiai-produz-fruta-o-ano-todo/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original