Jundiaí propõe à rede internacional Mercocidades a criação de grupo de trabalho sobre Infâncias

Publicada em 15/09/2023 às 14:56

Em reunião virtual realizada na manhã desta sexta-feira (15) com cidades de países da América do Sul que compõem a Rede Mercocidades, o prefeito Luiz Fernando Machado propôs a criação de uma Unidade Temática da Infância. A proposta, uma iniciativa de Rede Jundiaí de Cooperação, tem como objetivo a formação de um grupo de trabalho para compartilhamento de experiências exitosas, incluindo as políticas conduzidas pelo Município por meio do programa Cidade das Crianças e pela iniciativa do Jundiaí Cidade Inteligente.

Como mais uma frente da internacionalização do Município, Jundiaí aderiu à rede Mercocidades em novembro do ano passado, em Montevidéu (Uruguai), por interlocução da Rede Jundiaí de Cooperação, órgão vinculado à Unidade de Gestão de Governo e Finanças, representada pelo gestor, José Antonio Parimoschi. Atualmente a rede é composta por mais de 370 cidades integrantes de dez países latino-americanos, e que atuam em 22 Unidades Temáticas.

“Em Jundiaí, a atuação da Prefeitura passa pela convicção de que a redução da desigualdade social e a criação do protagonismo das famílias passam pela ação intersetorial do Poder Público e pelos investimentos de forma prioritária no cidadão durante a Infância. Por isso, entendemos oportuno ter no Mercocidades um grupo de trabalho para atuação intersetorial nos avanços dessas políticas públicas, concentrados no trabalho de uma Unidade Temática da Infância”, convidou o prefeito, Luiz Fernando Machado.

Rede Mercocidades é composta por mais de 370 cidades integrantes de dez países latino-americanos

Já o gestor de Cultura, Marcelo Peroni, ponto focal do programa Cidade das Crianças, apresentou as políticas públicas voltadas para as Infâncias do Município e o histórico de atuação da Prefeitura em suas consolidações.

“Jundiaí integra duas redes internacionais com foco nas políticas para as Infâncias, das quais muitos dos integrantes do Mercocidades fazem parte. São elas a Rede Urban95, que tem como foco o planejamento urbano sob a ótica das crianças, e a Rede de Cidades das Crianças, da qual, desde março, tornou-se sede da Rede Brasileira, e que foca na escuta, participação e autonomia delas na cidade. Com a criação desta Unidade Temática, a proposta é potencializar e ampliar a atuação dessas políticas em diversos espaços, adiantando o convite de todos para participar do 2º Encontro de Cidades das Crianças e Fórum das Infâncias, em março do ano que vem”, apresentou Peroni.

Ao final da reunião, Jundiaí compartilhou com os participantes um formulário de adesão por parte dos interessados, a fim de criar uma agenda de atividades e formalização de criação da Unidade Temática na próxima Cúpula do Mercocidades, que será realizada no próximo mês de novembro, em São Paulo.

Interessados em mais informações sobre o tema podem entrar em contato com a Rede Jundiaí de Cooperação pelo e-mail redecooperacao@jundiai.sp.gov.br ou telefone (11) 4589-8602.

Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2023/09/15/jundiai-propoe-a-rede-internacional-mercocidades-a-criacao-de-grupo-de-trabalho-sobre-infancias/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original