UGMT intensifica ações educativas para segurança viária na Semana Nacional de Trânsito

Publicada em 15/09/2023 às 08:00

Comemorado em 25 de setembro, o Dia Nacional do Trânsito está inserido na Semana Nacional de Trânsito, que ocorre anualmente entre 18 e 25 de setembro, e tem como objetivo intensificar as ações para a conscientização sobre os cuidados que todos – pedestres, condutores de veículos motorizados ou não, devem ter ao se deslocarem, para preservar vidas.

Em Jundiaí, a programação com várias atividades a fim de tornar as vias mais seguras será realizada pela Prefeitura por meio da Unidade de Gestão de Mobilidade e Transporte (UGMT), com palestras, blitz educativa, ações em parceria com outras Unidades Gestoras, Forças de Segurança e a Concessionária AutoBan, além da presença dos mascotes Vaguinho e Julinha e distribuição de fitas e outros itens.

A imagem mostra ação com os mascotes de Mobilidade Vaguinho e Julinha de mãos dadas com duas crianças, enquanto atravessam a faixa de pedestre na cor lima-limão, para incentivar e conscientizar os motoristas para reduzirem a velocidade, pararem, e os pedestres atravessarem com cuidado no local adequado.
Para o trânsito seguro, entre os cuidados, está a travessia em local sinalizado e adequado

“O objetivo é transmitir mensagens para conscientizar sobre a importância das boas práticas no trânsito, e  reduzir os sinistros e valorizar as vidas. Esse trabalho em conjunto é fundamental para ser expandido, cada vez mais, a mais pessoas”, ressalta o diretor de Trânsito da UGMT, Esdras Cintra Jr.

Além de ações educativas, é importante ressaltar que Jundiaí conta com a Lei de Mobilidade Urbana que define estratégias, planejamento e investimentos a curto, médio e longo prazo, para favorecer infraestrutura e gestão viária que atendam as necessidades com eficácia e segurança para que o deslocamento de pessoas e veículos. “Com a aprovação da Lei, em abril de 2022, passamos a contar com diretrizes que somam no nosso trabalho para melhorar o transporte coletivo e a mobilidade no município, visando a qualidade de vida da população”, afirma o gestor de Mobilidade e Transporte, Aloysio Queiroz.

A programação da Semana Nacional de Trânsito tem início na segunda-feira (18) com palestra em empresa e operações de fiscalização em parceria com a Polícia Militar.

Cuidados no Trânsito

> Respeite as leis, regras e sinalizações;

> Use cinto de segurança, capacete e demais itens;

> Nunca use o celular enquanto estiver ao volante;

> Respeite a faixas de pedestres, e dê a preferência;

> Esteja sempre atento;

> Pedestres devem tomar cuidado e, de preferência, atravessar nas faixas e nas áreas próximas a semáforos;

> Respeite os limites de velocidade

Dia Nacional do Trânsito – Foi instituído a partir da criação do Código de Trânsito Brasileiro, em setembro de 1997.

Assessoria de Imprensa


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2023/09/15/ugmt-intensifica-acoes-educativas-para-seguranca-viaria-na-semana-nacional-de-transito/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original