Final da Taça das Favelas tem estádio cheio e festa das comunidades
Publicada em 17/09/2023 às 05:52Com uma grande festa no estádio Dr. Jayme Cintra, que há muito tempo não recebia um público tão grande (estimado entre 5 e 6 mil) pessoas, a 1ª Taça das Favelas de Jundiaí, promovida pela Tvtem com apoio da Prefeitura de Jundiaí, chegou à final neste sábado (16), com grandes jogos, muita emoção, e dois campeões inquestionáveis: Vila Ana, no feminino, e Vila Popular, de Várzea Paulista, no masculino.
Ambos os jogos terminaram com o placar de 1 a 0, mas não faltaram lances empolgantes. No jogo do meio-dia, a equipe feminina do Vila Ana fez 1 a 0 sobre o Jardim Tamoio ainda no primeiro tempo e garantiu o resultado sempre com maior volume de jogo do que seu adversário. Já no jogo das 14h10, o time masculino da Vila Popular conseguiu o gol da vitória apenas no final de uma partida muito equilibrada contra o Fepasa, garantindo o título com uma campanha de 100% de aproveitamento.
Para organizar o evento, estiveram em ação a Unidade de Gestão de Esporte e Lazer (UGEL), que cuidou de toda a estrutura, a Unidade de Gestão de Mobilidade e Transporte (UGMT), que fez o transporte de todos os 550 atletas das várias comunidades de Jundiaí, a Guarda Municipal (GM), responsável pela segurança, e Unidade de Gestão de Inovação e Relação com o Cidadão (UGIRC), que cuidou da comunicação visual. A Polícia Militar também apoiou com a segurança no entorno do estádio.
Para os organizadores, a presença marcante do público e o clima festivo foram os pontos altos. “Foi uma vitória de cada um de nós, uma vitória das favelas, que mostraram que é possível fazer um evento bonito, organizado e pacífico, com as torcidas se confraternizando o tempo todo, uma conquista do nosso espaço”, destacou Eduardo Ramalho, o Festa, presidente da Central Única das Favelas (Cufa) de Jundiaí.
“Para nós da Prefeitura, que aceitamos o desafio de promover esse evento ao lado da Cufa e da TV Tem, a maior vitória é ver essa festa linda, com o estádio lotado, torcidas se confraternizando, famílias acompanhando seus filhos. Saímos daqui hoje com a certeza que não houve vencedores ou derrotados, porque ganhamos todos. E ano que vem tem mais, porque o que é bom tem de continuar”, disse o gestor de Governo e Finanças, José Antonio Parimoschi.
O gestor de Esportes e Lazer, Luís Cláudio Tarallo, destacou que valeu a pena tanto esforço por parte dos envolvidos. “Não foi fácil chegar até aqui, tivemos muitos desafios a superar ao lado da Cufa, organizadora do evento, mas chegamos com a certeza do dever cumprido. Uma grande festa esportiva foi proporcionada aos moradores de Jundiaí e toda a região.”
A moradora do Jardim Tamoio, Viviane Soares, que estava ao lado dos sobrinhos Murilo e Gustavo, lembrou a importância de um evento desses para quem vive na comunidade. “Esse evento da Taça das Favelas é maravilhoso porque reúne toda a periferia e se transforma numa coisa tão grandiosa. Foi uma alegria muito grande para todos que participaram desta competição. E terminou deste jeito, com uma grande festa no estádio do Paulista”, disse.
Para quem esteve em campo, a alegria era ainda maior, como Gustavo Henrique Faria, capitão da equipe da Vila Popular enquanto exibia o troféu conquistado por seu time. “Uma competição incrível, e ser campeão é ainda mais gostoso. Nosso time estava muito unido e a gente tinha certeza que ia conseguir esse título, porque trabalhamos muito para isso”, comentou.
Assessoria de Imprensa
Fotografo: Colaboração Tvtem/Pedro Amora
-
12/11/2024
Veja o que abre e fecha nos feriados da Proclamação da República e da Consciência Negra
-
04/07/2024
Biblioteca Comunitária abre as portas no Jardim Fepasa
-
27/06/2024
Asfalto novo chega a diversos bairros da região leste
-
13/06/2024
Biblioteca comunitária recebe doação de livros e será aberta ainda em junho no Jardim Fepasa
Baixe as fotos desta notícia na resolução original