Final da Taça das Favelas tem estádio cheio e festa das comunidades

Publicada em 17/09/2023 às 05:52
Time da Vila Popular, de Várzea Paulista, no momento da entrega das medalhas aos atletas campeões

Com uma grande festa no estádio Dr. Jayme Cintra, que há muito tempo não recebia um público tão grande (estimado entre 5 e 6 mil) pessoas, a 1ª Taça das Favelas de Jundiaí, promovida pela Tvtem com apoio da Prefeitura de Jundiaí, chegou à final neste sábado (16), com grandes jogos, muita emoção, e dois campeões inquestionáveis:  Vila Ana, no feminino, e Vila Popular, de Várzea Paulista, no masculino.

Ambos os jogos terminaram com o placar de 1 a 0, mas não faltaram lances empolgantes.  No jogo do meio-dia, a equipe feminina do Vila Ana fez 1 a 0 sobre o Jardim Tamoio ainda no primeiro tempo e garantiu o resultado sempre com maior volume de jogo do que seu adversário. Já no jogo das 14h10, o time masculino da Vila Popular conseguiu o gol da vitória apenas no final de uma partida muito equilibrada contra o Fepasa, garantindo o título com uma campanha de 100% de aproveitamento.

Vila Ana fez a festa no feminino, com vitória por 1 a 0 sobre a equipe do Jardim Tamoio

Para organizar o evento, estiveram em ação a Unidade de Gestão de Esporte e Lazer (UGEL), que cuidou de toda a estrutura, a Unidade de Gestão de Mobilidade e Transporte (UGMT), que fez o transporte de todos os 550 atletas das várias comunidades de Jundiaí, a Guarda Municipal (GM), responsável pela segurança, e Unidade de Gestão de Inovação e Relação com o Cidadão (UGIRC), que cuidou da comunicação visual. A Polícia Militar também apoiou com a segurança no entorno do estádio.

Para os organizadores, a presença marcante do público e o clima festivo foram os pontos altos. “Foi uma vitória de cada um de nós, uma vitória das favelas, que mostraram que é possível fazer um evento bonito, organizado e pacífico, com as torcidas se confraternizando o tempo todo, uma conquista do nosso espaço”, destacou Eduardo Ramalho, o Festa, presidente da Central Única das Favelas (Cufa) de Jundiaí.

“Para nós da Prefeitura, que aceitamos o desafio de promover esse evento ao lado da Cufa e da TV Tem, a maior vitória é ver essa festa linda, com o estádio lotado, torcidas se confraternizando, famílias acompanhando seus filhos. Saímos daqui hoje com a certeza que não houve vencedores ou derrotados, porque ganhamos todos. E ano que vem tem mais, porque o que é bom tem de continuar”, disse o gestor de Governo e Finanças, José Antonio Parimoschi.

O gestor de Esportes e Lazer, Luís Cláudio Tarallo, destacou que valeu a pena tanto esforço por parte dos envolvidos. “Não foi fácil chegar até aqui, tivemos muitos desafios a superar ao lado da Cufa, organizadora do evento, mas chegamos com a certeza do dever cumprido. Uma grande festa esportiva foi proporcionada aos moradores de Jundiaí e toda a região.”

A moradora do Jardim Tamoio, Viviane Soares, que estava ao lado dos sobrinhos Murilo e Gustavo, lembrou a importância de um evento desses para quem vive na comunidade. “Esse evento da Taça das Favelas é maravilhoso porque reúne toda a periferia e se transforma numa coisa tão grandiosa. Foi uma alegria muito grande para todos que participaram desta competição. E terminou deste jeito, com uma grande festa no estádio do Paulista”, disse.

Para quem esteve em campo, a alegria era ainda maior, como Gustavo Henrique Faria, capitão da equipe da Vila Popular enquanto exibia o troféu conquistado por seu time. “Uma competição incrível, e ser campeão é ainda mais gostoso. Nosso time estava muito unido e a gente tinha certeza que ia conseguir esse título, porque trabalhamos muito para isso”, comentou.

Jogadores da equipe da Vila Popular fizeram a festa com a torcida, que compareceu em grande número

Assessoria de Imprensa

Fotografo: Colaboração Tvtem/Pedro Amora


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2023/09/17/final-da-taca-das-favelas-tem-estadio-cheio-e-festa-das-comunidades/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original