Hospital São Vicente entrega novo espaço do Ambulatório do Colaborador

Publicada em 18/09/2023 às 12:56

O lema adotado pelo Hospital de Caridade São Vicente de Paulo (HSV) deixa claro o objetivo da Instituição: manter o paciente no centro do cuidado e respeito com o colaborador. Na manhã desta segunda-feira (18), o princípio ganhou força com o avanço das ações internas voltadas para a qualidade de vida e bem-estar dos trabalhadores. A unidade inaugurou o novo prédio do Ambulatório do Colaborador, localizado na Rua Jorge Zolner, nº 201, espaço de atenção à saúde de profissionais que atuam na Instituição e nas unidades administradas pela entidade. No local, serão realizados atendimentos eletivos multiprofissionais para os quase 3 mil colaboradores da Instituição.

Participaram da inauguração o prefeito de Jundiaí, Luiz Fernando Machado, o vice-prefeito Gustavo Martinelli, o gestor de Governo e Finanças, José Antonio Parimoschi, o gestor da Casa Civil, Gustavo Maryssael de Campos, o gestor de Promoção da Saúde, Tiago Texera, e o superintendente do HSV, Matheus Gomes, além de vereadores e funcionários do hospital.

“Gostaria de agradecer as pessoas que sempre colaboraram com este Hospital. Como o Parimoschi sempre diz, não existem condições de se aplicar saúde pública se não a partir das pessoas, que são as reprodutoras e condutoras desse processo. Para além do prédio e da estrutura física, os colaboradores são a razão de estarmos aqui, nesta manhã. Não adianta termos a estrutura, a regularidade, pontualidade, se isso não for reproduzido pelas pessoas que usam essa instituição. Eu valorizo muito a história que construímos ao longo do tempo, com planejamento e responsabilidade. Hoje, poder vir aqui e compartilhar esse momento com as pessoas que acreditaram e bancaram esse projeto, para nós, é razão de muito orgulho”, disse o Prefeito de Jundiaí, Luiz Fernando Machado.

“É preciso agradecer e enfatizar que nada disso seria possível sem a confiança e a parceria do Tauste Supermercados e dos voluntários do HSV. No último ano, com o auxílio desses apoiadores, participamos da campanha ‘Panetone Solidário’, promovida pelo Tauste. Na ocasião, foram vendidos 15 mil panetones e arrecadados mais de R$ 195 mil ao São Vicente, revertidos para as obras deste prédio. Os voluntários se mobilizaram para divulgação e promoção das vendas, ação fundamental para o sucesso do projeto. Essa ampliação vai ao encontro do que acreditamos como organização, colocando sempre o paciente no centro e o respeito com o colaborador como prioridade”, afirma o superintendente, Matheus Gomes.

Administrado pelo departamento de Gestão de Pessoas e em pleno funcionamento, o projeto, que teve início em outubro de 2020 e foi ampliado ao longo dos anos, começa um novo capítulo com a entrega do espaço totalmente revitalizado.

Atualmente, o Ambulatório do Colaborador, conta com agendamentos para nutricionista, ginecologista, psiquiatra, psicóloga e clínico geral. “No novo prédio, a proposta é duplicar o número de atendimentos com a vinda de mais profissionais e, com o aumento da carga horária de algumas especialidades que apresentam maior demanda de agendamento, promover novas aberturas de agenda e contratação de profissionais para novos serviços”, explicou Paulo Rogério Prado Silva, Gerente de Gestão de Pessoas.

“O cuidado é integral e o colaborador é assistido em sua totalidade. Acima de tudo, esse trabalho é baseado no relacionamento e este novo espaço vem para ressignificar e reafirmar a sensação de pertencimento a todos aqueles que fazem parte do HSV”, concluiu o superintendente da Instituição.

Unidade em números

A unidade recebe o profissional desde a consulta inicial e absorve todas as demandas após esse contato, direcionando o paciente para os serviços e realização de exames indicados. Os números são expressivos e demonstram o empenho e preocupação da Instituição com as necessidades médicas do trabalhador.  

Atualmente, a demanda mensal de agendamentos é de 400, em média. De outubro de 2020 a agosto de 2023, do total de consultas por especialidades, foram registrados 6.115 atendimentos. Destes, foram realizados mais de 1.600 encaminhamentos para ambulatórios, tais como 973 para o Ambulatório de Especialidades e 692 para o Ambulatório de Ortopedia. Somados, os exames, de outubro de 2020 a agosto de 2023, totalizam 32.622, sendo a maioria de exames laboratoriais.

Estrutura Física

Com a parceria do Tauste Supermercados, que contribuiu com parte do recurso, o investimento total da obra foi de R$ 523.000,00. O prédio de 255 m² conta com uma recepção de 03 postos; totem de autoatendimento e direcionamento de demandas; 07 consultórios climatizados, sendo 01 novo consultório de ginecologia, com instalações planejadas para este fim; e 01 novo consultório direcionado para acolhimentos psicológicos com poltrona, ambiente tranquilo e seguro; 01 sala de coleta e 01 sala de triagem a fim de diminuir o tempo de espera; espaço de desjejum para ser utilizado após as coletas de exames; sistema de climatização com renovação de ar; 24 lugares de espera; e 02 salas de reuniões, sendo uma com 29 lugares e outras com 16 lugares.

Novidade

Diante de tantas mudanças, a grande novidade do local é o espaço exclusivo para a mulher que amamenta, a Sala Nutriz. O HSV reconhece a importância de atuar no acolhimento dessas mulheres trabalhadoras que, ao retornar de licença maternidade, optam por dar continuidade ao aleitamento materno. Atualmente, 69% do efetivo do Hospital são de mulheres, em sua maioria na faixa etária de 18 a 45 anos. No quadro atual, a unidade conta com 40 gestantes e mais 58 mulheres de licença maternidade. O objetivo é oferecer a possibilidade da mãe e profissional, realizar somente o esvaziamento e/ou armazenamento do leite materno, com freezer para acondicionamento.

A sala contará com mesa de apoio, poltrona e lavatório. A nutriz que desejar dar continuidade ao aleitamento materno, irá receber do Ambulatório do Colaborador um kit com bolsa térmica, gelox reutilizável e frasco esterilizados para coleta.

Assessoria HSV
Foto: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2023/09/18/hospital-sao-vicente-entrega-novo-espaco-do-ambulatorio-do-colaborador/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original