Fiscalização para promover a segurança abre a Semana Nacional de Trânsito

Publicada em 19/09/2023 às 12:38

A favor da vida, com a promoção da segurança no trânsito, os agentes de Trânsito e equipes da Unidade de Gestão de Mobilidade e Transporte (UGMT), em parceria com Policiais Militares do 11º BPMI e do 49º BPMI,realizaram operações de fiscalização em vias municipais, nesta segunda-feira (18), dando início à Semana Nacional de Trânsito, em Jundiaí.

As ações para combater violência, irregularidades e sinistros no trânsito tiveram como foco principal os motociclistas, além de outros veículos com irregularidades, como pneus carecas e/ou outros itens em mau estado de conservação. A atenção também esteve voltada para a falta do uso de equipamentos de segurança – capacetes e cintos -, o excesso de velocidade, o uso do celular ao volante, além de verificação de multas, entre outras, uma vez que que favorecem a ocorrência de sinistros, colocando vidas em risco.

“Apesar das campanhas educativas, a fiscalização visa ser mais coercitiva para a correção de irregularidades que causam os sinistros, sendo que muitos deles, com mortes. A integração entre Estado e Município é importante para somar os esforços tanto para conscientizar quanto coibir as irregularidades. E quem ganha sempre é a sociedade”, comenta o capitão PM Samuel Ruiz, do 11º BPMI.

As fiscalizações também auxiliam nas atuações de enfrentamento à criminalidade, tanto que, durante as ações no município, uma moto foi apreendida com placa adulterada, prática fraudulenta para fugir da fiscalização, dificultando a identificação de quem comete alguma irregularidade ou ato criminoso. Uma recente mudança do Código Penal alterou a punição para quem conduz veículos com placas e/ou chassis adulterados, ou sem identificação. Agora, o motorista flagrado com alguma fita adesiva ou outro material modificando um dos números, ou com a placa parcialmente coberta, pode ser preso em flagrante.

“As operações de trânsito são importantes para a redução do índice de criminalidade. No caso de veículo com placa adulterada, além de ser eventualmente utilizado em assaltos e fugas, há o transtorno para uma outra pessoa que é a real proprietária do veículo com a placa original registrada, que corre o risco de responder por algo que não cometeu”, comenta o 2º Sargento PM Fábio Severo da Silva, do 49 BPMI.

A imagem mostra duas viaturas da Polícia Militar na Avenida Jundiaí, cones, carro de trânsito, em operação para fiscalização.
Semana Nacional de Trânsito contará com mais ações até o próximo dia 25

Programação

Até o próximo dia 25, Jundiaí contará com programação variada para reforçar sobre o papel de todos na contribuição com a segurança nas vias. Entre outras atividades estão palestras em empresas e escolas, blitz educativa, ações em parceria com outras Unidades Gestoras da Prefeitura, com Forças de Segurança e a Concessionária AutoBan, além da presença dos mascotes Vaguinho e Julinha e distribuição de fitas e outros itens.

A imagem mostra equipe de Trânsito da UGMT com funcionários de empresas em uma palestra realizada em Jundiaí.
Palestras em empresas e escolas também estão na programação da Semana Nacional de Trânsito

“São ações para sensibilizar e orientar motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres sobre o uso correto de equipamentos de segurança, o reforço ao respeito às regras de trânsito, enfim, como podemos adotar comportamentos colaborativos para nos unirmos em benefício de preservação de vidas, se locomovendo com responsabilidade”, afirma o gestor de Mobilidade e Transporte, Aloysio Queiroz.

Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2023/09/19/fiscalizacao-para-promover-a-seguranca-abre-a-semana-nacional-de-transito/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original