Jardim Guanabara ganha nova horta e parque naturalizado para brincar livre

Publicada em 23/09/2023 às 17:17

Em uma manhã de muito calor e festa, a Prefeitura de Jundiaí entregou a nova horta urbana, parque naturalizado e jardim de chuva na Rua Norivaldo Martins da Silva, no Jardim Guanabara. A comunidade conta, agora, com um novo e completo espaço de convivência e aprendizado, que também irá auxiliar nas ações e desemparedamento das crianças, proporcionando novas formas de contato com a natureza. A cerimônia de inauguração contou com a presença do Prefeito Luiz Fernando Machado, gestores municipais, vereadores e da população.

“Esse espaço foi contemplado para a integração e fortalecimento de vínculos da comunidade e com as escolas do bairro, para que as crianças possam aprender sobre vários aspectos da natureza. É Jundiaí avançando, transformando os espaços públicos em áreas sustentáveis e compartilhando com as pessoas o desenvolvimento da cidade”, afirma o Chefe do Executivo.

Espaço recebeu centenas de pessoas para a inauguração, na manhã deste sábado

O parque naturalizado do Jardim Guanabara foi projetado pela equipe da Prefeitura, a partir de um processo de formação oferecido pelo Instituto Alana. O espaço reúne a horta urbana, o jardim de chuva e uma série de possibilidades de brincar ao ar livre, proporcionando novas formas de contato com a natureza. Já a horta urbana, das permissionárias Dona Luisa, Dona Jocilena e do Seu Benedito, conta com pelo menos 15 culturas plantadas, entre verduras, legumes e as PANCs (plantão alimentícias não convencionais). Elas servirão toda a comunidade.

O Gestor de Planejamento Urbano e Meio Ambiente (UGPUMA), Sinésio Scarabello Filho, que encabeçou o projeto, definiu o espaço como perfeito. “Ele é fruto da cooperação do Poder Executivo, Legislativo, iniciativa privada e todas as pessoas do bairro. Um lugar que reúne os mais modernos conceitos de urbanismo e cidades do futuro, que promove o contato com a natureza e proporciona ótimos momentos de interação entre as famílias”, comenta.

Crianças aproveitaram o sol e o calor e se divertiram no novo parque naturalizado

“Jundiaí é a Cidade das Crianças e este espaço contempla tudo o que elas precisam para se desenvolver em sua plenitude. Aqui é possível brincar ao ar livre, ter contato com os elementos da natureza e com uma alimentação saudável e socializar. Com planejamento e organização realizamos mais uma entrega que trará benefícios às pessoas”, ressalta o Gestor de Governo e Finanças, José Antonio Parimoschi.

“Hoje é um dia muito feliz. Aliando muito trabalho em equipe e praticando a política do amor conseguimos entregar um espaço lindo, que valoriza a região e oferece mais qualidade de vida aos moradores do bairro”, opina o vereador Daniel Lemos.

Luiz Fernando Machado, José Antonio Parimoschi e Daniel Lemos com as crianças em cerimônia

A autônoma Jakellyne Rosana, de 20 anos, compareceu à cerimônia de inauguração com o filho Samuel, de um ano, e o irmão João Miguel, de nove. Segundo ela, o bairro agora ficará ainda mais valorizado e gostoso para morar. “É importante trazer as crianças para brincarem com a natureza e saírem um pouco das telas. Aproveitaremos muito sempre que possível”, avalia.

Jakellyne, João Miguel e Samuel irão aproveitar o novo parque aos finais de semana

Também estiveram presentes os gestores Tiago Texera (Promoção de Saúde), Aloysio Queiroz (Mobilidade e Transporte) e Vastí Ferrari Marques (Educação), além dos vereadores Antonio Carlos Albino, Edicarlos e Cícero da Saúde.

Moradores ganharam espaço completo com horta urbana, parque naturalizado e jardim de chuva

Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafo PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2023/09/23/jardim-guanabara-ganha-nova-horta-e-parque-naturalizado-para-brincar-livre/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original