Semana da Pessoa Idosa: Clínica da Família Hortolândia abre agenda com avaliação multifuncional

Publicada em 25/09/2023 às 15:29

Em sete estações, idosos atendidos pela Clínica da Família Hortolândia realizaram, na manhã desta segunda-feira (25), avaliação da visão, da audição, da motricidade, da memória, da condição emocional, de suporte social, odontológica e médica, além de exames para aferição de pressão arterial e glicemia. A ação abre a programação da Semana da Pessoa Idosa, desenvolvida pelo equipamento de saúde.

Duzolina Dinato, de 70 anos, não pensou duas vezes quando foi convidada para a atividade, que contou com a equipe de saúde – médicos, enfermeiros e odontólogos – e profissionais do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) – fisioterapeuta, educador físico e assistente social. “Eu não imaginava que ia ter todo esse atendimento. Foi muito completo. Achei ótimo e estou saindo com o encaminhamento para exames”, comentou a aposentada.

Quem também gostou foi o filho do senhor Orlando Galeoti, de 80 anos. “Meu pai foi convidado e eu fiz questão de trazê-lo. Ele estava precisando e eu já ia mesmo marcar consulta. Agora é só prosseguir com o que ele vai precisar. Gostamos muito da ação”, destacou o operador de produção, Adriano Galeoti.

De acordo com a médica generalista da Clínica, Tatiane de Luca Barbosa, além de valorizar o idoso, a proposta visou a identificação de necessidades para a oferta de atendimento integral e em tempo oportuno. “Muitas vezes, eles nos trazem somente a ponta do iceberg, mas a necessidade é muito mais do que aquilo que foi relatado. A partir dessa ação, estamos identificando problemas e evitando situações de risco”.

“É uma ação comemorativa e que passará a integrar a nossa oferta, visando também a mudança de comportamento, já que incentivamos a busca de atividades saudáveis, rompendo a cultura da busca do equipamento apenas para a ação curativa, ou seja, para o tratamento da doença. Esperamos que uns falem para os outros e mais idosos venham para o serviço”, acrescentou o gerente do equipamento, Leonard Sardinha Cabral.

Em cada estação, um atendimento foi prestado. Vários profissionais participaram da avaliação

A programação da Semana da Pessoa Idosa da Clínica da Família continua, com Spa dos Pés e Chá Fitoterápico, nesta terça (26), às 10h; oficina de laços na quarta (27), às 10h; Grupo sem dor – confecção de compressa terapêutica, na quinta (28), às 10h; e grupo ativamente – jogos pedagógicos e bingo da Melhor Idade, na sexta (29), às 10h30 e 13h30, respectivamente.

Mais atividades
Em Jundiaí, várias atividades marcam a Semana da Pessoa Idosa, instituída pela Lei nº 9.649/2021. Confira a programação completa.

Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2023/09/25/semana-da-pessoa-idosa-clinica-da-familia-hortolandia-abre-agenda-com-avaliacao-multifuncional/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original