Em audiência pública, Saúde apresenta índices de produtividade
Publicada em 27/09/2023 às 17:58A Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) detalhou, nesta quarta-feira (27), os investimentos realizados tanto na atenção básica como na especializada, entre os meses de maio a agosto – segundo quadrimestre do ano. A audiência pública na Câmara Municipal, em conformidade com Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF), pôde ser acompanhada presencialmente e também foi transmitida pelos canais oficiais do Legislativo.
O montante de recurso próprio investido na área, no comparativo com o mesmo período de 2022, aumentou 20%, passando de cerca de R$ 371,5 milhões para R$ 445,7 milhões.
“A saúde é prioridade para gestão e serviços importantes como o Núcleo de Assistência à Pessoa com Deficiência (NAPD), o Ambulatório de Moléstias Infecciosas (AMI) e o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) estão em novos prédios, mais modernos e acessíveis. Ao mesmo tempo que em investimos em reformas para a ampliação de equipamentos e novas obras, como a Clínica da Família e Pronto Atendimento da Ponte São João e o Centro de Especialidades e PA Progresso, melhoramos os serviços para garantir atendimento de qualidade e resolutivo”, enfatizou o gestor de Promoção da Saúde, Tiago Texera.
Um balanço sobre o Mutirão de Cirurgias Eletivas, iniciado em janeiro, a partir de convênio com o Hospital São Vicente, também foi apresentado. “Esse é o ano dos mutirões. Já realizamos em torno de 1,5 mil procedimentos eletivos e demos início em setembro ao mutirão para equalizar a fila de espera por consultas especializadas, com a previsão de ofertar 15 mil atendimentos e 60 mil exames, em até 180 dias. Apesar dos desafios, que são diários, estamos avançando, a partir de muito planejamento, para a promoção da saúde da população”, frisou.
No período, a UGPS ainda contabiliza 134.955 consultas na Atenção Básica com equipe médica, 100.880 consultas e demais procedimentos odontológicos, 29.711 consultas com especialidades médicas, 43.183 atendimentos prestados pela equipe multiprofissional do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), além de 2.401 teleinterconsultas em 10 especialidades, 10.530 telediagnósticos (ECGs) e 228.361 atendimentos de urgência.
A apresentação contou com a participação de vereadores que comentaram os dados e tiraram dúvidas específicas.
Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação
-
13/01/2025
Jundiaí recebe oito ambulâncias para renovar a frota de saúde
-
12/01/2025
Janeiro Roxo: Saúde realiza ação de enfrentamento à hanseníase
-
12/01/2025
PAIT tem novas turmas neste mês
-
11/01/2025
Ação para avaliação de risco de dengue continua na próxima semana
Baixe as fotos desta notícia na resolução original