Prefeitura lança projeto Servidor Consciente Recicla para fomentar a reciclagem no Paço

Publicada em 27/09/2023 às 16:24

Em mais uma iniciativa de fomento à sustentabilidade, a Prefeitura de Jundiaí lançou, nesta quarta-feira (27), o programa “Servidor Consciente Recicla”, destinado à conscientização dos mais de 1,2 mil servidores que atuam diariamente no Paço Municipal, sobre a importância da reciclagem e a diminuição do consumo de copos plásticos descartáveis. A cerimônia de lançamento aconteceu no Paço e contou com a presença do prefeito Luiz Fernando Machado, gestores municipais, coletores de recicláveis, Comitê das Crianças e os alunos dos quartos anos da EMEB João Luiz de Campos.

“Jundiaí é a Cidade das Crianças e os investimentos são feitos para garantia do bem-estar e qualidade de vida de cada uma delas. Hoje lançamos mais um projeto com foco no Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 11, da ONU, para tornar a cidade ainda mais sustentável e inclusiva, pensando no desenvolvimento, no presente e no futuro das nossas crianças e todas as nossas pessoas”, ressalta o chefe do executivo.

Prefeito Luiz Fernando ressaltou os investimentos para a garantia da qualidade de vida para as crianças

Diariamente são descartados 3.755 copos no Paço. Em parceria com a empresa Kerakoll, a Prefeitura fornecerá aos servidores copos permanentes e a expectativa com a iniciativa é reduzir em 50% o uso de copos plásticos até o final deste ano. “Honrado em participar de mais uma importante iniciativa de uma cidade que faz muito pelas pessoas e está além de muitos outros municípios do mundo”, comenta o CEO da Kerakoll, Rogério Sortino.

Durante a cerimônia, Pietro Leonardo Fusco, de 10 anos, leu uma carta aos servidores para pedir a colaboração para a redução do consumo de copos plásticos. “Aprendemos na escola que eles podem demorar até 400 anos para se decompor e causar muitos danos ao meio ambiente. Pedimos que todos comecem a usar copos permanentes, assim podemos pensar em um futuro melhor para todos”, argumenta o garoto.

Pietro Leonardo leu uma carta aos servidores, com um pedido de redução do uso de copos descartáveis

O programa “Servidor Consciente Recicla” é uma iniciativa da Unidade de Gestão de Infraestrutura e Serviços Públicos (UGISP), em parceria com as Unidades de Gestão de Administração e Gestão de Pessoas (UGAGP); Governo e Finanças (UGGF), por meio da Rede de Cooperação; Cultura (UGC); Inovação e Relação com o Cidadão (UGIRC); e Educação (UGE).

Diferencial
Além dos copos permanentes, cada uma das Unidades receberá contentores para o descarte de materiais recicláveis, como plástico, latas de alumínio, latas de metal, vidro e papel, além do contentor de descarte de resíduos orgânicos. No térreo ainda será disponibilizado um espaço dedicado ao descarte de eletrônicos, além das pilhas que já são coletadas no prédio.

Cerimônia de lançamento do programa aconteceu no térreo do Paço Municipal

Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafo PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2023/09/27/prefeitura-lanca-projeto-servidor-consciente-recicla-para-fomentar-a-reciclagem-no-paco/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original