Centros de Referência da Assistência Social promovem atividades na Semana da Pessoa Idosa

Publicada em 28/09/2023 às 18:13

Como parte da programação intersetorial da Semana da Pessoa Idosa 2023, a Unidade de Assistência e Desenvolvimento Social (UGADS) promove, em parceria com o Conselho Municipal de Direitos da Pessoa Idosa (COMDIPI) e a Assessoria de Políticas para o Idoso, atividades descentralizadas voltadas aos idosos através das unidades dos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) de Jundiaí.

Nesta quinta-feira (28), foi realizada, em parceria com o Centro de Convivência do Idoso (CCI) Argos uma oficina de dança circular e cigana no Centro Comunitário do Jardim Tamoio para vários idosos do território do CRAS Leste. “Nós queremos mostrar o quanto a cultura e a arte trazem saúde e qualidade de vida aos idosos, além de proporcionarmos essa integração entre eles”, disse a gerente do CRAS Leste, Nani Silva.

Jardim Tamoio recebe apresentação de dança circular e cigana para idosos do território

A dona Catarina Lúcia Flores, de 74 anos, é prova da importância da dança. “Faz um ano e meio que estou dançando com o grupo e ajuda muito na disposição e na qualidade de vida. Mudou a minha vida”, disse. Dona Mercedes Molla, de 83 anos começou a dançar há menos de um ano e já sente os benefícios. “Além de dançar, a gente faz alongamentos e treinos para a respiração. Eu pretendo continuar por bastante tempo”, brincou.

Além dessa atividade, foi realizada, nesta quinta-feira (28), um bate-papo sobre etarismo e os preconceitos em relação à idade, no CRAS Nordeste. No CECE Vanderlei Antônio Sperandio, no Jardim Santa Gertrudes, os idosos tiveram a oportunidade de uma atividade com Flashback promovida pelo CRAS Sul. E no CRAS Central, foi realizado um bingo de confraternização dos idosos. Já amanhã, serão dois eventos. Às 9h, no CRAS Oeste, será realizado um encontro em celebração à Semana da Pessoa Idosa, em conjunto com o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) e com a UBS. Já no CRAS Norte, haverá oficina de artesanato e roda reflexiva sobre o tema, às 14h.

“A socialização dos idosos é extremamente importante para o fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários. Isso melhora a autoestima, a saúde física e mental, além de trazer sentimentos de pertencimento, tanto em família quanto em sociedade. É uma promoção a um envelhecimento ativo, um estímulo cognitivo, além de novas oportunidades de aprendizado”, reforçou a diretora do Departamento de Proteção Social Básica, Renata Stoqui.

Para mais detalhes sobre os endereços de cada CRAS, basta acessar este link: https://jundiai.sp.gov.br/assistencia-e-desenvolvimento-social/

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2023/09/28/centros-de-referencia-da-assistencia-social-promovem-atividades-na-semana-da-pessoa-idosa/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original