Dia Mundial do Coração: adoção de hábitos saudáveis ajuda na prevenção das doenças
Publicada em 28/09/2023 às 13:46Nesta sexta-feira (29) é comemorado o Dia Mundial do Coração. O ano já registra, de acordo com o cardiômetro, criado pela Sociedade Brasileira de Cardiologia, mais de 290 mil mortes no País por doenças cardiovasculares. Por dia, são mais de 1100 óbitos, o dobro dos causados por câncer. A estimativa é que até o final do ano, 400 mil brasileiros morrerão por enfermidades do coração e da circulação. A Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) aproveita a data e enfatiza a importância da adoção de um estilo de vida saudável para prevenir o problema.
Dentre as doenças, destaca-se a doença arterial coronariana, que pode apresentar-se como uma dor no peito (aguda ou crônica) ou como infarto agudo do miocárdio, o cenário mais grave. Na lista também estão o acidente vascular cerebral (AVC) e a insuficiência cardíaca. Os fatores de risco podem ser próprios do indivíduo, como nos casos de transmissão hereditária ou condições congênitas, e externos, como o sedentarismo, o tabagismo, o etilismo, e doenças como a hipertensão e a diabetes.
“As mulheres, principalmente no pós menopausa, são as mais afetadas. Mas os jovens também devem se preocupar, adotando nesta fase da vida atitudes para prevenir futuras complicações cardiovasculares. Oitenta por cento das doenças do coração são evitadas com atividade física regular de pelo menos 150 minutos por semana e mudança de estilo de vida, o que inclui: alimentação saudável, evitar etilismo e tabagismo, além da realização de acompanhamento multidisciplinar”, ressalta o médico da Nova Unidade Básica de Saúde (UBS) Jundiaí Mirim, Fábio Savoy.
Jundiaí, a partir da rede de atenção primária, investe na qualidade de vida e na prevenção de doenças também a partir de Práticas Integrativas e Complementares (PICs), desenvolvidas pelas equipes das UBSs, Novas UBSs e Clínicas da Família, juntamente com os Núcleos de Apoio à Estratégia de Saúde da Família (NASF), que contam com fisioterapeutas, educadores físicos, nutricionistas, assistentes sociais, terapeutas ocupacionais, psicólogos e psiquiatras.
“O Município oferece atendimento integral e gratuito para a prevenção, diagnóstico e tratamento de doenças cardiovasculares. Em todos os equipamentos da Atenção Básica estão disponíveis ações de prevenção, como acompanhamento e monitoramento de fatores de risco, juntamente com serviços como artesanato, meditação, auriculoterapia, fisioterapia, dança circular, Lian Gong, alongamento, nutrição, entre outros, o que tem trazido resultados positivos, prevenindo doenças e evitando seus agravos”, destaca a diretora do Departamento de Atenção Básica à Saúde, Ana Paula Rosa.
Para participar dos grupos, basta o usuário procurar a unidade de referência para informações sobre a programação.
Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafos PMJ
-
19/12/2024
Covid-19: vacinação é retomada para pessoas a partir dos 12 anos dos grupos prioritários
-
17/12/2024
Organização Pan-Americana de Saúde entrega prêmio APF Forte para Jundiaí
-
17/12/2024
Nota Oficial — interrupção temporária da vacinação contra Covid-19
-
16/12/2024
Clínica da Família Hortolândia reúne comunidade para comemorar o Natal
Baixe as fotos desta notícia na resolução original