Prefeitura e Hospital Universitário formalizam escuta permanente de crianças

Publicada em 29/09/2023 às 18:11

A Prefeitura e o Hospital Universitário formalizaram, na manhã desta sexta-feira (29), uma parceria para a realização da escuta das crianças em internação na unidade hospitalar. Após a realização de um projeto-piloto no início do ano e a visita do idealizador da Rede de Cidade das Crianças, Francesco Tonucci, ao hospital no último mês de março, a novidade agora contará com as visitas semanais de facilitadores para os pacientes internados.

“Jundiaí é, desde 2018, uma das signatárias da Rede Mundial de Cidades das Crianças, que tem entre suas premissas a realização da escuta das crianças para a tomada de decisões pelo Poder Público. Assim logo após a adesão foi criado o Comitê das Crianças, que este ano chegou à sua quinta composição, para identificar problemas e sugerir soluções para a cidade. Agora, no âmbito hospitalar, uma equipe de facilitadores irá viabilizar um trabalho semelhante, a partir da escuta dessas crianças em fase de internação”, comentou o prefeito Luiz Fernando Machado.

O gestor de Cultura, Marcelo Peroni, que será também um dos facilitadores da escuta, apresentou a proposta à equipe do hospital e compartilhou os avanços já atingidos. “Um dos eixos do programa Cidade das Crianças é ‘Promover a Participação’. Por isso, inspirados no trabalho do Hospital argentino Pedro de Elizalde, em Buenos Aires, iniciamos um projeto-piloto no início do ano, que nos rendeu elementos para a montagem de uma metodologia e para a realização de propostas, algumas delas já concretizadas. A brinquedoteca passou a funcionar todos os dias, a área externa ganhou novas pinturas de solo e brinquedos não estruturados, e os quartos ganharam wi-fi. Propostas que o hospital executou a partir do que as crianças propuseram”, comentou.

O diretor técnico do HU, professor Dr. Rodrigo Camargo, fez um apelo à equipe do hospital. “Todos nós podemos somar nossos esforços ao trabalho que estes facilitadores farão na escuta dos nossos pacientes, incorporando este processo de humanização no ambiente hospitalar”.

Após a apresentação, os facilitadores da escuta Adriana Uemori, Carlos Pasqualin e Maristela Porcari já iniciaram as atividades no hospital, com três das crianças internadas. Uma delas, a pequena Isabella Andrade, de sete anos, compartilhou suas impressões. “Gosto muito dos desenhos na parede, são da ‘Alice no País das Maravilhas’, e gostei muito desta visita de hoje. Mas acho que tem algumas coisas para melhorar no hospital: eu não gostei do pão que servem e acho que faltam morangos e uvas na sobremesa. Acho que na televisão do quarto deveria passar mais desenho e o hospital podia achar um jeito de não ter que dar injeção nas crianças”, comentou a moradora do Recanto da Prata, que tem como meta pintar o cabelo de rosa como primeira coisa a fazer após a alta para a casa.

Além das escutas semanais, a equipe de facilitadores também irá realizar reuniões mensais com a diretoria do hospital, para a apresentação das demandas apresentadas e análise da viabilidade de cada proposta.

Também participaram do encontro os gestores da Prefeitura de Governo e Finanças, José Antonio Parimoschi, e de Promoção da Saúde, Tiago Texera; e o presidente da Câmara Municipal, o vereador Antonio Carlos Albino.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2023/09/29/prefeitura-e-hospital-universitario-formalizam-escuta-permanente-de-criancas/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original