Jundiaí, Cidade das Crianças, tem o seu primeiro Dia do Brincar

Publicada em 02/10/2023 às 14:08

Esta segunda-feira (02) ficará marcada como o primeiro Dia do Brincar de Jundiaí, mais uma iniciativa do programa municipal Cidade das Crianças e que consiste no incentivo ao brincar livre entre as crianças e ao resgate das memórias lúdicas e integração intergeracional entre os adultos.

Dia do Brincar ganhou o Paço Municipal, com a participação do prefeito Luiz Fernando e gestores

A programação iniciou-se logo pela manhã, no gabinete de governo do Paço Municipal, onde o prefeito Luiz Fernando Machado e gestores receberam o Comitê das Crianças e brincaram de peteca, bola, bambolê, pega-pega e mímica. “O ‘Dia do Brincar’ é mais uma solicitação do Comitê das Crianças atendida pela Prefeitura e por isso elas são as nossas convidadas especiais desta manhã. Em Jundiaí, brincar é coisa séria e fizemos questão de que este gabinete começasse a semana de trabalho como um ‘gabinete do brincar’, explicou o prefeito.

O gestor de Cultura, Marcelo Peroni, ressaltou os benefícios da novidade. “O ‘Dia do Brincar’ faz parte do eixo ‘Direito de Brincar’ do programa Cidade das Crianças e tem como foco o respeito e a promoção do direito da criança de participar plenamente da vida cultural, artística e recreativa da cidade. Por meio desta novidade, também garantimos a presença das crianças nos espaços urbanos, além de algo fundamental que é o intercâmbio intergeracional entre as crianças, seus pais, avós e demais cuidadores, por meio do resgate das brincadeiras tradicionais”.

Crianças tiveram atividade especial no Núcleo de Apoio à Aprendizagem (NAA) Vetor Oeste

Conforme definido pela Lei Municipal nº 9.907/2023 (ver página 05 da edição 5247 da Imprensa Oficial), o Dia do Brincar deverá ser comemorado toda primeira segunda-feira do mês de outubro. Para este dia, a lei determina que nas 105 escolas da rede municipal de ensino o dia letivo não seja suspenso, mas que, em vez de aulas, os cerca de 40 mil estudantes tenham a grade horária livre para dedicar-se ao brincar e ao contato com a natureza. Para esta primeira edição, três escolas da rede particular de ensino também confirmaram sua adesão.

Além do incentivo à adesão da população em geral e das empresas, a Prefeitura também promove atividades lúdicas nos diversos serviços municipais. No Paço Municipal, por exemplo, a ginástica laboral foi substituída por atividades lúdicas e outras brincadeiras.

Mais Comitê das Crianças
Conforme também definido pela lei, no Dia do Brincar, os integrantes do Comitê deverão percorrer a cidade para acompanhar as brincadeiras das crianças e realizar a escuta de suas impressões e opiniões. Por isso, ao longo desta segunda (02), as crianças marcarão presença em escolas municipais e particulares, no Hospital Universitário (HU), Centros de Referência de Assistência Social (Cras), terminais de ônibus, no parque e horta urbana do Jardim Guanabara, Bolão e Feira do Produtor Rural, além de equipamentos culturais, como a Fábrica das Infâncias Japy.

As brincadeiras no Paço Municipal foram acompanhadas pelos gestores de Educação, Vastí Ferrari Marques, e de Governo e Finanças, José Antonio Parimoschi. Também acompanharam as atividades ao longo do dia os facilitadores do Comitê das Crianças Adriana Uemori, Carlos Pasqualin e Maristela Porcari.

As escolas, empresas e demais instituições que tiverem aderido ao Dia do Brincar, poderão compartilhar os resultados da participação neste formulário on-line.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2023/10/02/jundiai-cidade-das-criancas-tem-o-seu-primeiro-dia-do-brincar/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original