Exercícios evitam câncer de mama e outras doenças. Caminhada pela Vida estimula ação

Publicada em 03/10/2023 às 16:33

Apenas 30 minutos de caminhada ou corrida diariamente são suficientes para promover a saúde no corpo humano. Com essa proposta, a ação Caminhada pela Vida alcança a sua segunda edição, no próximo domingo, 8, com realização da Prefeitura de Jundiaí e articulação da Rede Jundiaí de Cooperação, de maneira integrada e multiplataforma, e apoio de instituições filantrópicas e privadas. A participação é aberta ao público em geral (sem necessidade de inscrição antecipada), com início às 8h, na Praça Pôr do Sol, no Parque da Cidade.

Adepto das corridas, Thiago de Sordi atua como apoiador da Caminhada pela Vida com a colaboração de sua empresa ‘Davelo’, especialista em organização de corridas. Ele, que é educador físico, destaca a importância dos exercícios físicos para a saúde. “Para a obtenção de resultados são necessários 30 minutos de atividades diárias. Não adianta tentar fazer muitas horas em um único dia. A Caminhada pela Vida ganha espaço entre a população, e desta vez são esperados 2 mil participantes. A intenção do evento é levar esse estímulo de vida saudável para todos”, comenta.

Outro ponto que Sordi destaca é a praticidade para as caminhadas e corridas. “Basta um tênis para praticar. Tanto a caminhada quanto a corrida melhoram o sistema cardiorrespiratório, e deveriam ser colocadas na rotina do dia a dia. Além disso, reduz o estresse e promove a qualidade de vida”, explica.

Daniele Cruz caminha na região do Eloy Chaves

Daniele Cruz, 37 anos, Consultora de Imagem e Estilo, moradora no Eloy Chaves, apoiou a mãe na luta contra o câncer de mama, diagnosticado aos 61 anos. Com o histórico genético, ela adotou a prática de atividades físicas, principalmente as caminhadas e corridas, como o apoio para a vida saudável e promoção da saúde.

“Minha mãe foi diagnosticada com câncer de mama aos 61 anos. Um diagnóstico que ninguém espera e que movimentou a vida de toda a família e amigos que estão próximos. Movimenta no sentido de querermos, de alguma forma, ajudar e apoiar a pessoa a passar por aquele problema e também movimenta no sentido de questionar nossos hábitos, porque cada vez mais vemos pessoas de todas as idades sendo diagnosticadas”, comentou.

O caminho de tratamento foi longo e, no caso da família de Daniele, levou à cura. A mãe fez cirurgia, tratamento de radiação e quimioterapia via oral. “Graças a Deus estamos juntas para contar a história dela e incentivar as mulheres a se cuidarem, se olharem e procurar a prevenção”, ressalta a consultora, que é mãe de duas meninas e assume a missão de estar atenta a cada detalhe do corpo e da saúde no cuidado preventivo.

“Pensar em longevidade é pensar em qualidade de vida e para mim a qualidade de vida está intimamente relacionada à forma como eu cuido do meu corpo e da minha mente. A caminhada para mim é isso: uma conexão comigo e ao mesmo tempo um cuidado com a saúde física. Por isso, priorizo o meu momento de autocuidado caminhando na Serra do Japi todas as manhãs possíveis. Tento então incluir na minha rotina a minha caminhada de 6km pelo menos 5 vezes na semana”, ressaltou.

Caminhada
Participam da Caminhada pela Vida como patrocinadores as empresas Besins, Grau Técnico, Unimed Jundiaí, Me.linda, Grupo Montekali e Ótica Santês. Já os apoiadores são Sesc Jundiaí, Coca-Coca Femsa, Natural One, LuxSign, Qualatex e Teo Balões. A empresa Davelo, especialista em corridas e caminhadas, está ajudando de forma colaborativa na organização de todo o evento.

A organização conta com a parceria do Hospital São Vicente e a participação do Hospital Universitário/Faculdade de Medicina de Jundiaí, bem como diversas Unidades de Gestão da Prefeitura: Promoção da Saúde, Esporte e Lazer, Cultura, Infraestrutura e Serviços Públicos, Mobilidade e Transporte, Educação, Inovação e Relação com o Cidadão, além da Fundação TVTEC, Fundo Social de Solidariedade e DAE/Parque da Cidade.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2023/10/03/exercicios-evitam-cancer-de-mama-e-outras-doencas-caminhada-pela-vida-estimula-acao/
Leia mais sobre

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original