Multivacinação: campanha segue nos equipamentos da Atenção Básica

Publicada em 03/10/2023 às 15:38

“Vacinando a nossa filha, nós ajudamos o próximo. Ela fica protegida e outras crianças também”, resumiu Romina Polo, mãe da pequena Alice, de quatro meses, que na última segunda-feira (2) – primeiro dia da Campanha Nacional de Multivacinação 2023 – esteve na Unidade Básica de Saúde (UBS) Tamoio para receber as doses indicadas para a sua idade.

Em Jundiaí, até o dia 31, a campanha ocorre em todas as UBSs, Novas UBSs e Clínicas da Família, com aplicação das doses no horário das salas de vacinação dos equipamentos. O objetivo é aumentar a cobertura vacinal, atualizando as carteiras de vacinação de crianças e adolescentes menores de 15 anos.

O Município precisa retomar as altas coberturas vacinais para evitar a volta de doenças

“Desde 2015, o Brasil registra queda de coberturas vacinais. Doenças como a paralisia infantil retornaram em países como os Estados Unidos e Israel. Na cidade, neste ano, nenhuma vacina atingiu o percentual de cobertura indicado, de 95%. Os vírus estão circulando e é fundamental evitarmos a volta de doenças que podem deixar sequelas e matar”, alerta a coordenadora da Vigilância Epidemiológica (VE), enfermeira Maria do Carmo Possidente.

Mais exemplos
A mesma preocupação que fez a família levar Alice à UBS, fez a mãe do Enry Daniel também procurar o serviço no Jardim Tamoio. “Eu faço questão de deixar todas as vacinas em dia, porque sei o quanto isso é importante para a qualidade de vida dele. Temos sorte de ter as doses disponíveis, sem custo e perto de casa”, ressaltou a assistente de escritório Ana Kely da Silva. “Espero que outros pais tragam seus filhos”, acrescentou.

Dia D
Neste sábado (7), o Município realizada o Dia D. Das 9h às 16h30, tanto as vacinas que compõem o calendário nacional de imunização, como as doses contra Covid-19 e Influenza (gripe) serão aplicadas nos endereços:

  • UBS Tamoio (rua Orestes Barbosa, s/nº);
  • UBS Rami (rua Cica, 1345);
  • Nova UBS Santa Gertrudes (rua Alice Guimarães Pelegrini, 780);
  • Clínica da Família 2 Almerinda Chaves (rua José Ribeiro Barbosa, 20);
  • Clínica da Família Hortolândia (rua Campinas, 58);
  • Nova UBS São Camilo (rua Pedro Ravanhani, 298).

Já no Espaço Jundiaí Empreendedora, no Maxi Shopping (avenida Antônio Frederico Ozanan, 6000, Vila Rio Branco), haverá vacinação das 11h às 17h.

Ao longo do mês, as equipes da saúde também percorrerão as escolas municipais de Educação Infantil para aplicação das doses, na presença dos pais.

As equipes dos serviços de saúde fazem a verificação das carteirinhas e orientam as famílias

Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2023/10/03/multivacinacao-campanha-segue-nos-equipamentos-da-atencao-basica/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original