VISAM realiza levantamento para identificar criadouros do mosquito da dengue

Publicada em 05/10/2023 às 07:55

A equipe da Vigilância em Saúde Ambiental (VISAM) – órgão da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) – percorre todas as regiões da cidade para vistoriar, até a próxima semana, cerca de quatro mil imóveis. A ação permite identificar os riscos de o Município ter casos e surtos das arboviroses: dengue, chikungunya e zika.

“Essa é a segunda amostragem anual para chegarmos ao Índice de Breteau (IB), levantamento que avalia a relação entre os criadouros com larvas de Aedes aegypti e os imóveis vistoriados. A partir do IB, conseguimos mapear áreas com maior existência de objetos passíveis de se transformarem em criadouros e, consequentemente, maior risco para população, e planejar ações dentro do nosso programa de prevenção de arboviroses”, informou o coordenador da VISAM, Luis Gustavo Grijota Nascimento. 

Durante a vistoria, são analisados quintais, vasos de plantas e quaisquer objetos que possam acumular água. A população também é conscientizada sobre a importância de adotar atitude proativa para evitar o problema.

Vasos de plantas e grelhas fazem parte dos itens vistoriados pela equipe

Na Colônia, nesta quarta-feira (4), o estagiário Matheus de Oliveira fez questão de abrir o portão. “Eu nunca tive dengue, mas um conhecido teve e é uma doença muito ruim. Mantemos tudo em ordem, mas é bom receber a visita dos técnicos para verificar se realmente está tudo certinho”, comentou.

O aposentado Pedro Honório da Silva também destacou a importância da ação. “Não é a primeira vez que abro a minha casa para vistoriarem. É bom estarmos todos de olho”, ressaltou.

Neste ano, o último boletim de arboviroses aponta que Jundiaí registrou 1.049 casos de dengue (896 autóctones e 153 importados), com uma morte pela doença em abril; quatro casos de chikungunya; e nenhum caso de dengue.

As equipes da Vigilância em Saúde Ambiental, que estão percorrendo os bairros, estão com identificação e acompanhadas por veículos oficiais. Qualquer dúvida pode ser sanada nos telefones (11) 4589-6340 e (11) 4589-6350.

Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2023/10/05/visam-realiza-levantamento-para-identificar-criadouros-do-mosquito-da-dengue/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original