Agenda Cultural: Várias opções para o final de semana na cidade

Publicada em 06/10/2023 às 11:33

A Unidade de Gestão de Cultura (UGC) programou para esse final de semana – sábado (07) e domingo (08) – em seus equipamentos culturais, diversas ações com entrada gratuita, com o objetivo de reunir público das mais diferentes idades, sempre priorizando ações que possam contribuir com a difusão cultural em diversos segmentos.

O destaque do final de semana na cidade fica para as apresentações dos grupos de canto coral, participantes da 34ª edição, que neste ano reúne cerca de 500 coralistas, de 39 corais inscritos, de Jundiai e de outras seis cidades paulistas: Campinas, Campo Limpo Paulista, Cubatão, Itapetininga, Itupeva e Várzea Paulista. A programação completa está disponível na Internet https://cultura.jundiai.sp.gov.br/encontrodecorais/apresentacoes-de-corais-inscritos/

Confira a programação do final de semana nos equipamentos culturais:

Encontro de Corais prossegue neste sábado e domingo com apresentações no Polytheama e Expressa

Espaço Expressa (antigo Complexo Fepasa)

Sábado (07), das 17 às 19 horas apresentação de quatro corais participantes do 34º Encontro de Corais: São eles:  Coral Casa da Cultura de Itupeva, Coral Infantil Casa da Cultura de Itupeva, Coral Sacro Cuore di Gesù e Coral Municipal de Itapetininga.

O Espaço Expressa está localizado na avenida União dos Ferroviários, 1.360 – Centro. No local há área de estacionamento gratuito. Mais informações 4589-6800.

Fábrica das Infâncias Japy

A programação gratuita voltada para o público infantojuvenil integra o programa municipal Cidade das Crianças e pode ser apreciada por todas as famílias. 

Sempre aos finais de semana – sábados e domingos – sempre com entrada gratuita, sempre a partir das 10h30, com atrações diferenciadas para a garotada de 02 a 12 anos.

Na Fábrica das Infâncias Japy tem diversão garantida para o final de semana

Neste final de semana, no sábado “Musicabrincação” com Karla Mantovani e no domingo, contação de história “No interior dos interiores”, com atores da Cena 4.

A Fábrica Japy está localizada na rua Lacerda Franco, 175, Vila Arens. Mais informações 4521-0971. Horário de funcionamento no sábado e domingo é das 9h às 13h.

Biblioteca Nelson Foot (BNF)

Na Biblioteca as atrações estão concentradas no sábado (07).

A partir das 10h acontecem as aulas de xadrez na Biblioteca. Aberta a todos os interessados.

Neste mesmo horário, haverá o lançamento do livro dos alunos da EMEB Vasco Antônio Venchiarutt, resultado do projeto Pequenos Escritores.

Às 11h tem apresentação do Projeto Lê No Ninho, com a participação da Cia. Uni Verso & Prosa.  Voltado para crianças de seis meses a quatro anos a atividade lúdica que envolve pais e filhos ou cuidadores. Além do fortalecimento dos vínculos afetivos a proposta é fomentar o gosto pela leitura entre crianças. São 10 vagas gratuitas e a sessão tem duração de uma hora. A inscrição pode ser feita na Internet. Link de acesso ao formulário de inscrição: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSe4FGNAKkyLIIHDGCMZHgmBzPPywnyNpb-aCIdpCfYLZXvR_w/viewform

A Biblioteca está localizada no Complexo Argos, na rua Dr. Cavalcanti, 396 – Vila Arens. O horário de funcionamento da BNF aos sábados e feriados é das 10h às 17h. Durante a semana, das 9 às 21h. Mais informações pelo telefone: 4527-2110.

Museu Histórico e Cultural de Jundiaí

O Museu Histórico e Cultural – Solar do Barão – com seu jardim -, é excelente opção de lazer e cultura. O público poderá conferir a exposição “Holocausto – para que nunca se negue, para que nunca se esqueça e para que nunca mais se repita”. O Museu está localizado na rua Barão de Jundiaí, 762 – Centro. O horário de visitação é das 10h às 17h, de terça a domingo e feriados. Na segunda-feira, fechado para manutenção.

Exposição imperdível no Solar do Barão: Vale a pena conferir!

O Solar do Barão está localizado na rua Barão de Jundiaí, 762, Centro. Aberto no, sábado e domingo, das 10h às 17h. Mais informações 4521-6259.

Museu Ferroviário

No local o visitante poderá conferir a exposição: “Ferrovias… muito além dos trilhos”, que, dividida em duas salas, é uma homenagem às contribuições da ferrovia e dos ferroviários, tanto no mundo, como no Brasil e em Jundiaí.

Por meio de documentos, fotos, réplicas e painéis interativos, a exposição visa narrar não só a importância da ferrovia para o desenvolvimento local e mundial, como também a importância de seus trabalhadores e trabalhadoras.

Para conhecer a história da ferrovia paulista, a visita ao Museu é obrigatória.

O Museu Ferroviário está localizado na avenida União dos Ferroviários, 1.760 – Espaço Expressa (antigo Complexo Fepasa). Aberto de terça-feira a domingo, (inclusive nos feriados) das 10h às 17h. Entrada gratuita. Mais informações: 4589-6800.

Pinacoteca Municipal Diógenes Duarte Paes

Duas exposições estão acontecendo na Pinacoteca: Pop Dog Free, de Eduardo Höfling Milani e  Vestida de Noiva, de João Borin.

Outra possibilidade ao visitante será a de conferir as exposições montadas com as obras da reserva técnica da Pinacoteca, como as obras de Diógenes Duarte Paes, Élvio Santiago e Inos Corradin.

A Pinacoteca está localizada na rua Barão de Jundiaí, 109, Centro e está aberta para visitação de terça-feira a domingo das 10h às 17h, inclusive nos feriados. Mais informações 4568-2326.

Teatro Polytheama

No sábado (07), a partir das 17h, apresentação de “Hermanoteu na terra de Godah”, com a Cia. de Comédia Os melhores do Mundo.

Domingo, 11h, Concerto Disney.

Domingo, 16h, Apresentação dos Corais participantes do 34º Encontro de Corais 2023: Viva Vozes de Louveira, Nova Fati, de Jundiaí, Laboratório Vocal, de Campinas e Coral Heliópolis, do Instituto Baccarelli, de São Paulo.

Para os espetáculos “ Hermanoteu na terra de Godah” e Concerto Disney os ingressos podem ser adquiridos na bilheteria do Teatro ou  na internet – por meio da plataforma Sympla.

Já para acompanhar as apresentações dos corais, os ingressos serão distribuídos gratuitamente na bilheteria do Teatro, dois ingressos por pessoa.

O Teatro Polytheama fica na rua Barão de Jundiaí, 176 – Centro. Mais informações pelo telefone (11) 4586-2472.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ/Divulgação


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2023/10/06/agenda-cultural-varias-opcoes-para-o-final-de-semana-na-cidade-3/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original