Caminhada pela Vida: chás e muita saúde no Parque da Cidade, no domingo (08)

Publicada em 06/10/2023 às 10:51

A Caminhada pela Vida, que acontece neste domingo, 08, no Parque da Cidade, a partir das 8h, realizada pela Prefeitura de Jundiaí, com articulação pela Rede Jundiaí de Cooperação, vinculada à Unidade de Gestão de Governo e Finanças, terá a apresentação de chás, plantas alimentícias não convencionais (PANC) em parceria com o SESC e as Unidades de Gestão de Educação (UGE) e Promoção da Saúde (UGPS). Os participantes terão a oportunidade de conhecer os fito ativos de plantas como a erva baleeira e a cúrcuma, com atuação anti-inflamatória, além de outras, que são facilmente encontradas nos jardins, quintais ou em mercados.

De acordo com informações de uma das responsáveis pela apresentação dos chás e ervas no espaço do SESC que será montado no Parque da Cidade no domingo, Caroline Seixas, as plantas, as ervas fitoterápicas e as práticas ancestrais como o escalda pés são cuidados simples, acessíveis e que proporcionam benefícios para a saúde. “Quem comparecer à caminhada poderá conhecer um pouco sobre a erva baleeira e a cúrcuma, ambas com propriedades anti-inflamatórias e cicatrizantes. Também apresentaremos um isotônico natural, de abacaxi com hortelã, para a hidratação após a caminhada”, antecipa a responsável. A equipe do Sesc ainda contará com Daniele Leite Moura e Priscila de Oliveira Machado na oferta dos cuidados durante o evento.

Iniciada em 2022, Caminhada reúne mulheres e famílias em prol da qualidade de vida

Ainda será possível levar para casa amostras das plantas usadas para os chás e cocções, além de orientações sobre os usos e benefícios nas mais diversas aplicações. De acordo com Carol Seixas, a origem das plantas também deve ser observada antes do uso. “É importante que sejam orgânicas, sem uso de pesticidas ou herbicidas. Assim, todas as propriedades da planta permanecem inalteradas”, detalha.

Caminhada
Participam da Caminhada pela Vida como patrocinadores as empresas Besins, Grau Técnico, Unimed Jundiaí, Me.linda, Grupo Montekali e Ótica Santês. Já os apoiadores são Sesc Jundiaí, Coca-Cola Femsa, Natural One, LuxSign, Qualatex e Teo Balões. A empresa Davelo, especialista em corridas e caminhadas, está ajudando de forma colaborativa na organização de todo o evento.

A organização da caminhada, conta com a parceria do Hospital São Vicente e a participação do Hospital Universitário/Faculdade de Medicina de Jundiaí, bem como diversas Unidades de Gestão da Prefeitura: Promoção da Saúde, Esporte e Lazer, Cultura, Infraestrutura e Serviços Públicos, Mobilidade e Transporte, Educação, Inovação e Relação com o Cidadão, além da Fundação TVTEC, Fundo Social de Solidariedade e DAE/Parque da Cidade.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2023/10/06/caminhada-pela-vida-chas-e-muita-saude-no-parque-da-cidade-no-domingo-08/