Funss e Coca-Cola FEMSA formam primeira turma de operadoras de empilhadeira

Publicada em 06/10/2023 às 16:19

Dezessete mulheres moradoras de Jundiaí concluíram nesta sexta-feira (6) o primeiro curso gratuito de formação profissional para operadora de empilhadeira promovido por meio de uma ação conjunta entre a Coca-Cola FEMSA Brasil e o Fundo Social de Solidariedade de Jundiaí (Funss), da Prefeitura Municipal. A ação busca ampliar a geração de oportunidades de colocação no mercado de trabalho para o público feminino, na área logística, com vistas à demanda gerada pelo final de ano e verão.

Por meio de suas áreas de Recursos Humanos, Diversidade, Equidade e Inclusão, e o suporte da Escola de Supply Chain, a Coca-Cola FEMSA Brasil respondeu pela capacitação, enquanto o Fundo Social disponibilizou suas instalações para as aulas teóricas, além de ter oferecido todo o apoio necessário ao processo de inscrição e seleção das candidatas. A formação compreendeu uma carga de oito horas de aula teórica, ministrada durante dois dias na sede do Funss, e oito horas de aula prática realizadas na sexta-feira nas instalações da fábrica da Coca-Cola FEMSA Brasil em Jundiaí. A unidade, aliás, já conta com dez mulheres operadoras de empilhadeira em seu grupo de colaboradores.

Curso ofereceu formação com certificação; além de possibilidade de contratação na multinacional, elas poderão buscar empregos no mercado

“O Funss tem a premissa de oferecer oportunidades para o desenvolvimento e empoderamento das pessoas, alinhada à proposta de Governo do prefeito Luiz Fernando Machado. A parceria com a Coca-Cola FEMSA agrega, também, a oportunidade de empregabilidade em um mercado competitivo e de grande importância para a nossa região, que conta com várias empresas do segmento logístico, com demanda crescente em operadores de empilhadeira, principalmente com a aproximação das contratações temporárias do final do ano”, comenta a presidente do Funss e primeira-dama, Vanessa Machado.

Andreia Aparecida Trevisan Marques está interessada em mudar de ramo

As selecionadas, a partir de inscrição, tiveram de atender pré-requisitos estabelecidos pela companhia para a função (idade mínima 18 anos, possuir CNH categoria B e ensino médio completo).
“Estamos comprometidos com a construção de um ambiente cada vez mais inclusivo e plural. Os cursos de formação são exemplos das iniciativas da companhia em diversas frentes para promover a igualdade de gênero e proporcionar às mulheres, por meio de ações de capacitação, recrutamento e promoção, oportunidades para atuar em qualquer área da empresa, desenvolvendo todo tipo de atividade”, afirma Claudia Eiko Kanbara, gerente de Recursos Humanos da Coca-Cola FEMSA Brasil.

As alunas passaram o último dia de curso em um pátio de manobras da fábrica, na direção de uma empilhadeira, cumprindo provas de percurso e de simulação de movimentação de carga, e foram avaliadas por uma instrutora quanto ao desempenho na dirigibilidade e na operação das funcionalidades do equipamento, que é essencial na gestão de estoque, logística e armazenagem de materiais em uma engarrafadora de bebidas. Todas receberam certificado de conclusão do curso.

Dezessete mulheres se formaram na ação realizada pela Coca-Cola FEMSA e o Funss de Jundiaí

Grupo heterogêneo

Com idades variadas entre 20 a 57 anos, casadas, solteiras e divorciadas, donas de casa, profissionais autônomas, outras que trazem no currículo atividades exercidas em indústria, comércio e serviços, bem como desempregadas. Conseguir uma oportunidade no mercado de trabalho ou atuar em uma nova função, capaz de melhorar a atual renda, são as motivações que levaram as alunas a procurar pela capacitação.

Poderão também concorrer a vagas em outras empresas que demandam esse profissional. O operador de empilhadeira pode trabalhar em áreas como construção civil e varejo, além da logística, entre outros segmentos da indústria e do comércio.

Andreia Aparecida Trevisan Marques, mora no Bairro do Engordadouro, casada e com filhos, atualmente trabalha em uma loja de ração, nas imediações da residência, mas está de olho em mudar de ramo. “Já estou pensando lá pra frente. Quem olha um operador de empilhadeira não imagina uma mulher. Gosto de mostrar que eu tenho capacidade, que eu consigo. Na hora que eu vi o curso de operador de empilhadeira eu falei: é esse curso que eu vou fazer. Com a nova profissão, vou poder ajudar o meu esposo. Vamos comprar uma casa agora, pois conseguimos condições de financiar. Assim que concluir o curso, já vou atrás, vou conseguir uma vaga para mim e vou dar o melhor para os meus filhos”, comemora a mulher.

Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2023/10/06/funss-e-coca-cola-femsa-formam-primeira-turma-de-operadoras-de-empilhadeira/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original