Gestores de Jundiaí conhecem soluções em tecnologia para o Centro Integrado de Emergência e Segurança

Publicada em 09/10/2023 às 17:21

Em continuidade à agenda internacional iniciada no sábado (7), os gestores José Antonio Parimoschi (Governo e Finanças), Thiago Maia (Inovação e Relação com o Cidadão) e Aloysio Queiroz, (Mobilidade e Transporte) além do Diretor de Transporte, Leslie Tealdi, estiveram nesta segunda-feira (9) na cidade de Kortrijk, na Bélgica, para conhecer os equipamentos e tecnologia para monitoramento da empresa Barco, que podem ser utilizados no Centro Integrado de Emergência e Segurança (CIES). O novo prédio jundiaiense tem obra com 79% de execução pronta.

“A empresa que visitamos é especializada e referência mundial em soluções inteligentes para centrais de monitoramento como a que estamos montando em Jundiaí, que abrigará cinco operações distintas: trânsito, transporte, segurança, defesa civil e saúde. Buscamos o que há de melhor no mundo para ofertar o melhor serviço possível à nossa população”, comenta Parimoschi.

Comitiva esteve na empresa Barco, na cidade de Kortrijk, na Bélgica

Aloysio destacou as tecnologias abarcadas para o monitoramento do trânsito. Atualmente, em Jundiaí, essa atuação conta com imagens de quase 500 câmeras no Centro de Controle Operacional da Guarda Municipal, compartilhadas com os agentes de trânsito e fiscais de transportes, para oferecer mais segurança aos condutores, além de agilizar os atendimentos nas vias municipais.

“O aprimoramento do sistema de videomonitoramento irá beneficiar a segurança viária, o que é de extrema importância para a qualidade de vida da população, uma vez que, está relacionada à redução de riscos de sinistros e a promoção da preservação de vidas. Além disso, irá proporcionar, cada vez mais, melhorias direcionadas nos processos de gestão do trânsito, transporte coletivo, entre outros serviços públicos”, comenta Aloysio.

A entrega do Centro Integrado está prevista para o início de 2024 e abrigará além da Guarda Municipal de Jundiaí, a Defesa Civil e o SAMU/SAEC, além de um moderno Centro Integrado de Controle e Comunicação (CICCOM) que servirá de sala de gerenciamento de crises. Com aproximadamente 10 mil m² de área construída e estrategicamente localizado na Avenida 14 de Dezembro, o CIES irá integrar as forças de segurança, de urgência e emergência, garantindo mais agilidade no atendimento, com fácil acesso para diversas regiões da cidade a partir das rodovias e marginais. O equipamento foi criado dentro do conceito de Cidade Inteligente.

Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2023/10/09/gestores-de-jundiai-conhecem-solucoes-em-tecnologia-para-o-centro-integrado-de-emergencia-e-seguranca/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original