Poluição sonora: fiscalizações de motos barulhentas são intensificadas

Publicada em 11/10/2023 às 08:15

Um dos principais motivos de reclamações de munícipes, o barulho de escapamentos adulterados ou irregulares das motocicletas causam danos à saúde auditiva, além de ser uma prática proibida pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Para inibir essa irregularidade, os agentes de Trânsito da Unidade de Gestão de Mobilidade e Transporte (UGMT) com apoio da Guarda Municipal estão realizando operações em diferentes locais em Jundiaí, intensificando as fiscalizações.

A imagem mostra guardas municipais e agentes de trânsito em uma operação de fiscalização para coibir as motos barulhentas, que causam poluição sonora e ambiental, e incomodam as pessoas.
Escapamentos barulhentos causam danos à saúde e ao meio ambiente, por liberarem mais poluentes

“Muitos moradores reclamam da questão da perturbação do sossego, a qual traz sérios prejuízos para pessoas idosas e crianças pequenas, por isso, estamos realizando essas operações, porém, é importante ressaltar que os agentes também podem atuar durante as ações e atendimentos rotineiros, sem realizar abordagem. O objetivo é coibir os condutores que infringem a lei, e causam incômodo para as outras pessoas”, explica o diretor de Trânsito, Esdras Cintra Júnior.

Além disso, também a adulteração do escapamento prejudica o meio ambiente ao liberar muito mais poluentes do que o normal. 

Nessa semana, uma operação de fiscalização na região da Ponte São João, resultou em:

> 16 autuações;

> 33 pessoas abordadas;

> 30 motos fiscalizadas;

> 4 motos recolhidas para o pátio;

> 1 homem foi conduzido à delegacia pela GM por porte de drogas.

“Estamos procurando dar a sensação de segurança aos moradores da região. Este trabalho em conjunto além de fiscalizar as motocicletas irregulares tem o objetivo de diminuir a criminalidade como a condução e a detenção que fizemos deste jovem que portava drogas em sua mochila”, comenta o subinspetor chefe do programa Bairro Seguro, Kennedy Lombardi.

CTB – O Código de Trânsito Brasileiro, em seu artigo 230, prevê que conduzir veículo com sua cor original ou outra característica alterada (como o escapamento, por exemplo) constitui infração grave, e as penalidades previstas para a conduta são: a) multa; b) cinco pontos na carteira; e c) retenção do veículo até que a situação seja regularizada.

Vale destacar que a substituição do escapamento não é proibida pela legislação, desde que mantidas as características originais do equipamento no tocante a ruídos e emissão de poluentes.

Denúncias – As reclamações de casos de motos barulhentas, entre outras denúncias relativas ao trânsito, podem ser feitas pelo telefone: 156, ou ainda pelo aplicativo, ou site da Prefeitura.

Assessoria de Imprensa


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2023/10/11/poluicao-sonora-fiscalizacoes-de-motos-barulhentas-sao-intensificadas/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original