Crianças ajudam a criar políticas públicas em Jundiaí

Publicada em 12/10/2023 às 09:30

Em Jundiaí, meninos e meninas ajudam na criação de políticas públicas do município. Entre as demandas apontadas pelos pequenos está o Mundo das Crianças, um parque público inovador e com muitas opções para estimular o contato e a interação com a natureza, o brincar e a experiência, por meio de estações de brinquedos, paredes de escalada, quadras esportivas, pista de skate, áreas verdes para lazer, cultura e aprendizagem.

“As meninas e os meninos participam diretamente dos destinos do município por meio do Comitê das Crianças. É surpreendente o olhar dos pequenos para as demandas como, por exemplo, a sugestão de brinquedos nos parques para crianças com deficiência, entre outras”, destaca Luiz Fernando Machado, prefeito de Jundiaí.

Em 2023, o Comitê chegou à sua quinta composição, com 25 crianças. Os participantes são selecionados por sorteio, conforme estipulado pelo pedagogo italiano Francesco Tonucci, idealizador da Rede Mundial de Cidades das Crianças. Os demais inscritos compõem a lista de suplentes, em ordem de substituição também definida com base em sorteio. A pedido do grupo, a composição atual destinou uma das vagas para crianças com deficiência.

Cidade das Crianças: Jundiaí conta com comitê para a elaboração de políticas públicas para a infância

O grupo tem um cronograma de reuniões presenciais e remotas, realizadas quinzenalmente às terças-feiras, além de expedições aos sábados, bimestralmente, a equipamentos públicos e outros locais da cidade. Com sede na Fábrica das Infâncias Japy, o Comitê também pode se reunir em outros locais.

A participação das crianças nos destinos de Jundiaí contou com a consultoria da Rede Urban95, responsável por promover programas em relação à primeira infância, e que tem apoio da fundação holandesa Bernard van Leer.

“Pensar a cidade com o olhar das crianças faz toda a diferença. Além disso, a participação no Comitê contribuiu para formar cidadãos com maior responsabilidade com os destinos do município, e passam a valorizar ainda mais as suas conquistas”, conclui o prefeito.

Assessoria de Imprensa


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2023/10/12/criancas-ajudam-a-criar-politicas-publicas-em-jundiai/
Leia mais sobre ,

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original