Jundiaí realiza 1ª Reunião da Câmara de Segurança Alimentar

Publicada em 17/10/2023 às 09:42

Nesta segunda-feira, 16 de outubro, foi celebrado o Dia Mundial da Alimentação. E para aprimorar as políticas públicas de acesso à alimentação no município, foi realizada a 1ª Reunião da Câmara Intersetorial de Segurança Alimentar e Nutricional (Caisan) de Jundiaí, que conta com membros de diversas áreas da Prefeitura e também da sociedade civil.

“A intenção é traçar uma pauta intersetorial para que dentro dessa Câmara nós discutamos as atribuições de cada área para que as políticas públicas sejam mais eficazes e efetivas dentro do município”, disse o Departamento de Planejamento, Gestão e Finanças da Unidade de Assistência e Desenvolvimento Social (UGADS), Lucas Vicente Rodrigues.

1ª Reunião da Câmara de Segurança Alimentar é realizada na Prefeitura

Na reunião, foram apresentados projetos nacionais e internacionais de combate à insegurança alimentar para auxílio no estabelecimento das políticas públicas, além da proposição da criação de um Plano Municipal de Segurança Alimentar, que será construído através de diversas áreas.

“As equipes já estão mais sintonizadas, mas precisamos potencializar esse trabalho todo que vem sendo feito e unificar os programas de cada área na Câmara Intersetorial também para a obtenção de recursos federais e estaduais para projetos de combate à insegurança alimentar”, reforçou a gestora de Assistência e Desenvolvimento Social, Maria Brant.

Nos próximos meses, está prevista a realização de um diagnóstico de famílias em situação de vulnerabilidade e que recebem o Bolsa Família, além de aplicação de pesquisa mais aprofundada sobre a situação alimentar de cada família. A Câmara se reunirá mensalmente.

“O trabalho de combate à insegurança alimentar é intersetorial. Por isso nós precisamos mitigar o problema através de projetos unificados. Possibilitar à população acesso à alimentos saudáveis é nosso dever. E essa reunião é um grande passo nesta direção”, disse a diretora do Departamento de Abastecimento de Jundiaí, Georgea Casoti.

Na programação do Dia Mundial da Alimentação, também foi realizado um bate-papo sobre alimentos orgânicos com o engenheiro agrônomo da Prefeitura de Jundiaí, Sérgio Pompermaier. E também uma palestra sobre a importância da água na segurança alimentar, ministrada por Danilo Resende de Moraes, encarregado de Educação Ambiental da DAE Jundiaí. Para completar a comemoração, amanhã (18), a Feira do Produtor estará no Paço Municipal, levando produtos fresquinhos.

Estiveram presentes no evento o gestor de Saúde, Tiago Texera; Vastí Ferrari Marques, gestora de Educação; Maria Brant, gestora de Assistência e Desenvolvimento Social; Sinésio Scarabello Filho, gestor de Planejamento Urbano e Meio Ambiente; além de servidores de diversas Unidades de Gestão e autarquias municipais.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2023/10/17/jundiai-realiza-1a-reuniao-da-camara-de-seguranca-alimentar/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original