Cruzamento da Ferroviários com São Bento terá videomonitoramento

Publicada em 24/10/2023 às 12:00

Com o objetivo de estimular os condutores de veículos a respeitarem as regras de trânsito, inibindo estacionamento irregular de veículos e também para evitar os riscos de sinistros, preservando vidas, o departamento de Trânsito da Unidade de Gestão de Mobilidade e Transporte (UGMT) irá realizar fiscalização por videomonitoramento do cruzamento da avenida União dos Ferroviários com a rua São Bento.

A imagem mostra a Avenida União dos Ferroviários, no trecho do cruzamento com a Rua São Bento, e tem uma poste e uma placa indicando que a via será fiscalizada por videomonitoramento.
Mais uma ação para incentivar mudança de hábito de condutores, ampliando a segurança de todos

Esse tipo de fiscalização por videomonitoramento é realizado pelo agente de trânsito que, inspeciona determinada localidade de forma remota, e quando ocorrem infrações que são flagradas em tempo real através do sistema de câmeras, são realizadas as autuações.

“Com o uso de tecnologia, o objetivo é fortalecer cada vez mais as ações para incentivar a mudança de hábito dos condutores e inibir infrações, como, por exemplo, estacionamento irregular e parada sobre faixa de pedestre, promovendo a fluidez segura”, comenta o diretor de Trânsito da UGMT, Esdras Cintra Jr.

A imagem mostra a Rua São Bento, logo no início da subida, após o cruzamento com a Av. União dos Ferroviários, que passa a ser fiscalizada por videomonitoramento, com objetivo de inibir estacionamento irregular e parada em travessia de pedestres.
Videomonitoramento permite fiscalização que é tempo real, realizada pelo agente de trânsito

Barão do Triunfo
Em agosto, a fiscalização por videomonitoramento foi iniciada na rua Barão do Triunfo, no Centro, a qual no trecho entre as Ruas Baronesa do Japi e a Senador Fonseca, tem circulação permitida apenas para ônibus, das 06h às 19h, e o resultado tem sido positivo, reduzindo para mais da metade as irregularidades, evitando atrasos nas viagens e beneficiando a população que utiliza o transporte coletivo, uma vez que, a via integra itinerários de 21 linhas municipais e pelo menos 20 linhas intermunicipais.

O uso do equipamento tecnológico segue as normas da resolução CONTRAN n.º 909, de 28 de março de 2022, que consolidou as medidas de fiscalização de trânsito por intermédio de videomonitoramento, que regulamenta o § 2º do art. 280 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), conferindo aos órgãos de fiscalização tal prerrogativa.

Assessoria de Imprensa


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2023/10/24/cruzamento-da-ferroviarios-com-sao-bento-tera-videomonitoramento/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original