Câncer de mama: Jundiaí investe na conscientização e na ampliação do diagnóstico precoce

Publicada em 25/10/2023 às 18:12

Jundiaí reforçou o seu compromisso de ampliar as ações voltadas ao diagnóstico precoce do câncer de mama durante reunião, nesta quarta-feira (25), com o Instituto Avon e o Instituto Onco-Superação. A ação integra a agenda do Outubro Rosa, desenvolvida pela Prefeitura, no mês em que são realizadas campanhas de conscientização sobre a importância do autocuidado e da realização da mamografia, entre outros exames que auxiliam na prevenção.

Além dos gestores de Governo e Finanças, José Antonio Parimoschi, e de Promoção da Saúde, Tiago Texera, o encontro reuniu a superintendente da FTVTEC, Monica Gropelo, a gestora adjunta da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde, médica Dayane Martins, a diretora do Departamento de Atenção Ambulatorial e Hospitalar, Daniela Evangelista, e a médica e assessora da Saúde da Mulher, Érika Pimenta. Representando o Instituto Avon esteve a médica ginecologista e mastologista, Juliana Francisco, e pelo Instituto Onco-Superação participou a presidente Gisele Gengo.

Jundiaí investe na conscientização e na ampliação do diagnóstico precoce

“A prioridade do Município é garantir a assistência integral aos nossos pacientes, reforçando as ações desenvolvidas no nosso ecossistema de saúde. É muito importante reforçar as parcerias com grandes institutos para avançarmos ainda mais no diagnóstico precoce do câncer de mama, alcançando principalmente a população que ainda não busca os exames preventivos. E, também, criar serviços de apoio às mulheres diagnosticadas ou em tratamento do câncer”, comentou o gestor Parimoschi, representando o prefeito Luiz Fernando Machado.

O gestor de Promoção da Saúde lembrou que, na rede municipal de saúde, o fluxo para o diagnóstico e tratamento da doença é bem estabelecido, com prazo para intervenção menor do que o preconizado pelo SUS. “Garantimos o acesso qualificado e em tempo oportuno, ofertando, após o diagnóstico, o cuidado a partir de equipe multiprofissional”, completou Texera.

Para a superintendente da FTVTEC, o encontro foi positivo e as ações da campanha se estenderão para os demais meses. “Vivemos um Outubro Rosa com evolução, criando laços para todos os meses e para todos os cânceres. É fundamental abordamos o tema e trazermos grandes parceiros para contribuir com a saúde a população”, frisou.

Programação
Nesta quarta-feira, Jundiaí também realizou o I Seminário do Outubro Rosa, com o tema: Os Desafios no cuidado à mulher e sua repercussão no processo saúde-doença.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2023/10/25/cancer-de-mama-jundiai-investe-na-conscientizacao-e-na-ampliacao-do-diagnostico-precoce/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original