Jundiaí reforça recomendações para evitar a Covid-19

Publicada em 25/10/2023 às 17:33

Com os aumentos de casos de Covid-19 vivenciados pelo País, o Comitê Municipal de Prevenção e Enfrentamento ao Coronavírus (CEC), que monitora diariamente os dados sobre a doença, reforça a recomendação para o uso de máscaras em ambientes fechados, com pouca ventilação, além da higienização das mãos frequentemente e da imunização da população, em especial quanto às doses de reforço.

Em Jundiaí, em setembro, foram registrados 363 casos de Covid-19. Neste mês, até o momento, são 129. Em 2022, em outubro, foram 265 casos confirmados para a doença. “Todos os dias, analisamos o cenário tanto no Brasil como em outros países e monitoramos os dados do Município para, de forma transparente e pautados em orientações das autoridades sanitárias, adotar medidas antecipadas. Não é possível identificar uma causa em específico para o aumento atual de casos, pois, a Covid-19 é um vírus, com propagação pelo ar, portanto, a permanência em ambientes fechados expõe o indivíduo ao risco de contaminação, desta ou de outras doenças”, ressalta o gestor de Promoção da Saúde, Tiago Texera.

“É fundamental, neste momento, que a população adote as medidas recomendadas e busque pela vacinação, principalmente quem não recebeu todas as doses para a sua faixa etária. Está comprovado que a vacina é segura e auxilia na diminuição dos agravos, reduzindo internações e óbitos”, complementa o gestor.

Em todas as UBSs e Clínicas da Família, as doses da vacina são disponibilizadas durante a semana

Vacinação
Último balanço da Vigilância Epidemiológica mostra que, em Jundiaí, foram aplicadas 1.361.805 doses da vacina contra Covid-19, sendo 1.267.986 doses da monovalente e 93.819 da bivalente. As crianças entre seis meses e quatro anos são as que têm menor cobertura vacinal: 8,87% da população nesta faixa etária recebeu o esquema completo. Já o reforço com a vacina bivalente atingiu 28,25% da população apta a receber.

As doses seguem disponíveis em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Novas UBSs e Clínicas da Família, de acordo com a programação que está no link: https://jundiai.sp.gov.br/coronavirus/calendario-de-vacinacao/, bem como em ações especiais, que são divulgadas pela Prefeitura, como no Jundiaí Empreendedora, unidades escolares ou outros equipamentos.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2023/10/25/jundiai-reforca-recomendacoes-para-evitar-a-covid-19/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original