Fundo da AWS anuncia projetos selecionados por pacote de cerca de R$ 1 milhão de investimento em Educação

Publicada em 27/10/2023 às 15:17

A Emeb Ivo de Bona, no Almerinda Chaves, recebeu na manhã desta sexta-feira (27), a cerimônia de premiação das iniciativas contempladas pelo edital lançado, em agosto deste ano, pelo Fundo da AWS – Amazon Web Services para as escolas da rede municipal de ensino. Viabilizada pela empresa de computação em nuvem, a premiação totalizou R$ 950 mil e deverá impactar os mais de 32 mil alunos das 104 unidades escolares da rede, e mais de 76 mil pessoas da comunidade local e familiares.

CONFIRA AS FOTOS

A quadra da Emeb no Almerinda Chaves ficou lotada com presenças dos representantes das escolas e projetos selecionados

No total, houve 15 projetos vencedores com foco na atuação em unidades escolares da rede nas categorias STEAM – sigla, em inglês, para Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática -, além dos segmentos como habilidades digitais, inclusão, sustentabilidade e saúde mental.

A coordenação da seleção dos projetos inscritos, que levou em conta a análise do impacto potencial de cada ação para a população no entorno e de seu alinhamento prioritário, foi feita pela Change X, organização sem fins lucrativos que atua no incentivo ao protagonismo e disponibilização de recursos à comunidade para que ela possa liderar projetos de impacto local. Já a articulação da iniciativa entre a Prefeitura e empresa foi feita pela Rede Jundiaí de Cooperação, ligada à Unidade de Gestão de Governo e Finanças (UGGF).

Entre as 15 iniciativas vencedoras, dez foram inscritas por Associações de Pais e Mestres, das seguintes unidades escolares: da Emeb Professora Beatriz Blattner Pupo (Jardim Novo Horizonte) e da Emeb Professor Antônio Adelino Silva Brandão (Morada das Vinhas) com projetos com foco no ensino de Matemática; da Emeb Edward Aleixo de Paula e da Emeb Professora Marly de Marco Mendes Pereira, ambas no Fazenda Grande, e com projeto com foco na ambiência escolar; da Emeb Professora Melânia Fortarel Barbosa (Bairro do Poste), com o projeto “As oportunidades são para todos”; da Emeb Deputado Ranieri Mazzilli (vila Esperança), com o projeto Integrando Conhecimentos; da Emeb Duílio Maziero (bairro da Toca), com o projeto “Território além das barreiras”; além da Emeb Ivo de Bona, com o projeto Caixa do Saber. Para a Emeb Professora Odila Richter (Bom Jardim), foram dois os projetos contemplados: um sobre Matemática e outro o “Mentes Notáveis”.

Acompanhado da diretora Priscila Costa Silva, da coordenadora Rebeca Albuquerque e da aluna Lorena Nobre, Luiz Fernando elogiou o lema da escola: “Não se pode falar de Educação sem Amor”

Também foram contempladas as seguintes iniciativas: a Associação Assistencial Liberdade, com projeto com foco na Diversidade, para desenvolvimento na Emeb Anézio de Oliveira – Emeb dos Sonhos (vila Marlene); e o Instituto Alicerce, com o projeto “Educar para Transformar” para a Emeb Luzia Francisca de Souza Martins (Ivoturucaia). Além de outras três iniciativas voltadas para a rede municipal em geral: a Fundação Escola TVTEC, com projeto para a formação de repórteres-mirins; o Grupo de Aplicação Interdisciplinar à Aprendizagem – Gaia Social, com o projeto “Escolas Abelhadas”; e a organização Gaia Mais, com o projeto “Aprendizagem para Corações e Mentes”, voltada para educadores públicos.

“O maior ativo de um Município são os cidadãos que fazem parte dele. E em Jundiaí, Cidade das Crianças, a Prefeitura atua de modo a fomentar o protagonismo das pessoas, principalmente a partir das fases iniciais da vida. E este investimento da AWS no Município vai ao encontro deste propósito, de estimular junto à comunidade o que cada um de seus cidadãos tem de melhor, na busca de soluções de impacto para as questões do dia a dia. São investimentos como este que se somam aos esforços do Poder Público para que Jundiaí, 5ª melhor economia do Estado e 15ª maior do País, possa continuar avançando”, comentou o prefeito, Luiz Fernando Machado.

O diretor-geral da Amazon Web Services para o Setor Público no Brasil, Paulo Cunha, falou da parceria com a Prefeitura. “É inspirador e gratificante fazer parte desse trabalho em conjunto que tem como objetivo fortalecer a educação no município de Jundiaí. Temos certeza que cada vez mais crianças e educadores terão consciência do impacto que podem gerar na transformação da cidade”.

Patrícia e Hillary agradeceram pela parceria da Prefeitura e e falaram da emoção da ocasião do anúncio dos projetos selecionados

A gestora de Educação de Jundiaí, Vastí Ferrari Marques, também reforçou a importância do investimento para o que a Prefeitura já tem feito em suas 104 unidades escolares. “O programa municipal Escola Inovadora traz, como uma das frentes para a melhoria da qualidade do ensino, a importância das aprendizagens a partir da pesquisa, da investigação e do contato com a natureza e com a sociedade pelo ‘Desemparedamento da Escola’. Quando a Prefeitura passa a contar com apoios significativos, como este da AWS, que viabiliza soluções de impacto a partir do reconhecimento da realidade local, vemos que os nossos investimentos estão no caminho certo e estão alinhados com os conhecimentos que o mundo do trabalho e o convívio em sociedade tem, cada vez mais, exigido dos nossos meninos e meninas”.

Além dos estudantes da escola anfitriã e convidadas, também participaram do anúncio: o gestor de Governo e Finanças da Prefeitura, José Antonio Parimoschi; a diretora Global de Desenvolvimento Econômico da AWS, Hillary Lambert; a gerente de Desenvolvimento Econômico da AWS, Patrícia Pinheiro; a diretora de Operações da AWS, Silvana Vitelli; e o representante da Change X no Brasil, Killian Alexandre; a superintendente da Fundação Escola TVTEC, Mônica Gropelo, além do presidente da Câmara Municipal, Antonio Carlos Albino, e vereadores.

Emeb participou ativamente da cerimônia: desde a participação da aluna Sophia Queiroz no cerimonial, até a recepção de todos os convidados

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2023/10/27/fundo-da-aws-anuncia-projetos-selecionados-por-pacote-de-cerca-de-r-1-milhao-de-investimento-em-educacao/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original