Acesso da Barão do Rio Branco à Ferroviários, em frente ao Terminal Vila Arens, é liberado

Publicada em 29/10/2023 às 10:01

A Unidade de Gestão de Mobilidade e Transporte (UGMT) liberou no domingo (29) o acesso da Avenida Barão do Rio Branco à Avenida União dos Ferroviários, na Vila Arens. A obra de requalificação da região, que tem como foco a fluidez no trânsito e a melhoria da mobilidade dos pedestres, segue em andamento e será concluída em 20 dias.

Quem gostou da novidade foi o motorista de ônibus Fabiano Soares Moreira de Oliveira, que há seis meses faz as viagens da linha Tijuco Preto saindo do Terminal Vila Arens. “Isso aqui ficou nota 10. Melhorou demais para quem passa aqui todos os dias”, disse, destacando que acredita que fará o trajeto com a redução de seis minutos a dez minutos. “O tempo entre as viagens é curto no dia a dia. Tenho certeza que, principalmente em horários de pico, a mudança será importantíssima.”

Assim como ele, o morador de Várzea Paulista Fenando Elias Pereira Junior, que passa a pé pelo local frequentemente para acessar a Estação Ferroviária aprovou. “As novas faixas de pedestre nos dão mais segurança na travessia. Além disso, a gente que vem de ônibus do Centro sabe da demora que era passar pelo retorno. Esse novo caminho vai fazer a gente ganhar tempo.”

Por conta da segurança dos pedestres, redução no tempo de quem usa o transporte público e facilidade na vida dos motoristas no geral que a obra foi realizada. O gestor de Governo e Finanças, José Antonio Parimoschi, que visitou o local no domingo para acompanhar a liberação da via, mencionou que a mobilidade é uma das prioridades do Governo.

“Essas pequenas intervenções são tão importantes quanto as grandes obras. Elas contribuem para a melhoria na fluidez. Vale lembrar que todo o trabalho é realizado com base no nosso Plano Municipal de Mobilidade, que tem ações inteligentes, com o pedestre como prioridade”, disse.

O gestor interino da UGMT, Leslie Litano Tealdi, chamou a atenção para a segurança no local. “Antes da obra, registrávamos um grande número de atropelamentos. Agora, extinguimos a faixa de pedestres antiga e fizemos um jardim para direcionar o trajeto do pedestre. Dessa forma, temos a expectativa de que as pessoas façam a travessia de forma segura. Além disso, esperamos a redução de eventuais conflitos no trânsito.”

A obra prevê a instalação do piso podotátil, que já está em andamento. Além disso, serão realizados ajustes nas ciclovias da região. A praça em frente ao Terminal será a conexão entre as três aproximações da malha cicloviária, sendo a da Barão do Rio Branco, que já chega; a da Ferroviários, que vem do Espaço Expressa junto do gradil do Terminal; além da ciclovia que acompanhará o Projeto Trem Intercidades (que ligará São Paulo Jundiaí e Campinas) pelo canteiro central que vem da Agapeama.

Assessoria de Imprensa

Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2023/10/29/acesso-da-barao-do-rio-branco-a-ferroviarios-em-frente-ao-terminal-vila-arens-e-liberado/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original