Jundiaí vence etapa nacional do Prêmio Escolas Sustentáveis com o Parque do Mato Dentro

Publicada em 29/10/2023 às 08:00

A Emeb Irmã Flórida Mestag, no Mato Dentro, foi a vencedora da etapa nacional do Prêmio Escolas Sustentáveis, com o “Água e Solo – Tamo Junto”, projeto que resultou na recuperação das lagoas do atual Parque Urbano do Mato Dentro (Espelho D´Água). Promovido pela empresa e Fundação Santillana e pela Organização de Estados Ibero-Americanos para a Educação, a Ciência e a Cultura (OEI), o prêmio ocorre em sua primeira edição e tem o objetivo de reconhecer e valorizar iniciativas de sustentabilidade na gestão ambiental, social e de governança entre as escolas.

Após a etapa nacional – em que o projeto superou os outros cerca de 800 inscritos na categoria Ensino Fundamental -, agora avança para a etapa internacional, a ser realizada em novembro, na Praia do Forte (Bahia), juntamente com projetos colombianos e mexicanos

A diretora e a coordenadora da Emeb receberam o prêmio na sede do IPHAN, em Brasília

“Desde o início do governo, em 2017, a Educação é um dos pilares da gestão, com iniciativas desenvolvidas a partir dos programas Escola Inovadora e Cidade das Crianças. O reconhecimento nacional do projeto desenvolvido pela escola e realizado pelas equipes da Unidade de Gestão de Infraestrutura e Serviços Públicos (UGISP) reforça o diferencial da Educação de Jundiaí em âmbito nacional. Parabéns para as nossas crianças e para os nossos educadores”, comemora o prefeito, Luiz Fernando Machado.

Água e Solo – Tamo Junto
O projeto surgiu em 2018, quando as crianças foram a campo para realizar um estudo sobre solos e vegetações e ficaram inconformadas ao descobrir que, no caminho para a escola, havia lagoas que eles sequer haviam notado por conta do assoreamento. Na sequência, os alunos produziram um material em vídeo para sensibilizar a comunidade, além de uma maquete, com a prototipagem de um novo parque.

A proposta foi apresentada ao prefeito Luiz Fernando Machado durante visita de alunos ao Paço Municipal. Menos de um mês depois, em visita à unidade escolar, Luiz Fernando anunciou a obra, entregue pela Prefeitura em dezembro de 2020. O Parque possui cerca de 23 mil metros quadrados, com quatro lagos, pistas para corrida e caminhada, ciclofaixa, quiosques, pergolados, além de instalações do programa Cidade das Crianças para o público infantojuvenil.

“O programa Escola Inovadora, tendo como eixos a educação de qualidade, a formação de professores e a ambiência, nos mantém constantemente informados sobre os eventos, editais que estão acontecendo no momento. E foi a partir de um e-mail enviado pelo Centro de Capacitação divulgando este Prêmio, que nos inscrevemos. Na leitura do edital percebemos que o ‘Água e Solo – Tamo Junto’ atendia aos critérios determinados e resolvemos participar, pois, assim como nos demais projetos, neste também contamos com o apoio e validação do programa Escola Inovadora”, comenta a diretora da escola, Tânia Vilela.

Uma vez revitalizado, o Parque é uma excelente opção de lazer para toda a comunidade no entorno, além, de receber as atividades pedagógicas da unidade escolar

“Antes mesmo da pandemia de Covid-19, esta iniciativa da Emeb Flórida já ia ao encontro do ‘Desemparedamento da Escola’ do programa Escola Inovadora, por incentivar as aprendizagens dos nossos meninos e meninas a partir da investigação, da experimentação, das vivências e do contato com a natureza, visando à solução de problemas e a vida saudável das crianças. Esse prêmio nacional é motivo de orgulho para as crianças e educadores participantes”, comenta a gestora de Educação, Vastí Ferrari Marques.

Prêmio
O anúncio dos vencedores na etapa brasileira foi feito em cerimônia no último dia 16, no Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), em Brasília, e contou com a presença da coordenadora-geral de Educação Ambiental para Diversidade e Sustentabilidade do Ministério da Educação, Rita Santana; do diretor da Organização dos Estados Ibero-Americanos, Leonardo Barchini; do diretor global de Comunicação e Sustentabilidade da Santillana, Luciano Monteiro, e a da diretora acadêmica da Fundação Santillana, Solange Petronio.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Divulgação e Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2023/10/29/falta-foto-jundiai-vence-premio-escolas-sustentaveis-na-etapa-nacional/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original