Jovens da Inclusão Produtiva da UGADS participam de capacitação no CRAS Norte

Publicada em 31/10/2023 às 12:40

A Unidade de Gestão de Assistência e Desenvolvimento Social (UGADS) promoveu, nesta segunda-feira (30), capacitação de jovens sobre a importância da aprendizagem e o mundo do trabalho. A atividade é realizada por meio da Divisão de Inclusão Produtiva e Qualificação Profissional da UGADS, em parceria com o Centro de Referência de Assistência Social Norte (CRAS Norte), na Vila Hortolândia, e o Instituto de Desenvolvimento Social e Cultural (INDESC). O grupo foi composto por 20 adolescentes inscritos, usuários da rede socioassistencial local.

No encontro, os jovens ouviram sobre a importância da aprendizagem e dos estudos, conceitos como Identidade, Direito, Comunicação, Competências e Habilidades Pessoais, dicas de entrevista de emprego, além de orientação de carreira e montagem de currículo. A OSC, como uma entidade qualificadora, também pode encaminhar os jovens para experiências como jovem aprendiz em empresas parceiras da região.

Jovens realizaram atividade no CRAS Norte

“Essa parceria é importante porque o INDESC, sendo uma organização social e qualificadora de jovens para o mercado de trabalho, deve ter como um dos principais objetivos a priorização do público da assistência social. Por isso, é uma relação que queremos aprofundar visando atender cada vez mais os jovens em situação desigualdade social”, disse a Educadora Social da UGADS, Edilaine Cardoso Santos.

A diretora do Departamento de Proteção Social Básica de Jundiaí, Renata Stoqui, também reitera a importância de ações como essas: “Nós, enquanto Poder Público, temos de proporcionar todas as oportunidades possíveis para os jovens. E para isso, as parcerias com as instituições qualificadoras e as empresas são fundamentais“, lembra.

Os encaminhamentos dos jovens para capacitações como esta são feitos pela equipe técnica da rede socioassistencial nos diversos bairros da cidade, por meio dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS). “Nessas capacitações, os jovens têm a experiência, principalmente, de saber a importância da aprendizagem, principalmente para um melhor direcionamento pessoal e profissional ao longo dos anos”, reforçou a gestora de Assistência e Desenvolvimento Social, Maria Brant.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2023/10/31/jovens-da-inclusao-produtiva-da-ugads-participam-de-capacitacao-no-cras-norte/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original