Outubro Rosa: ação intersetorial leva atendimento e informação para mulheres com trajetória de rua

Publicada em 31/10/2023 às 08:04

Para marcar o Outubro Rosa, as Unidades de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) e de Assistência e Desenvolvimento Social (UGADS) realizaram nesta segunda-feira (30), dentro do projeto Dia da Promoção da Saúde no Centro Pop, o evento “Prevenção é Amor. Promoção é Vida!”.

Durante a manhã, as equipes oportunizaram, para pessoas em situação de rua, procedimentos de enfermagem e odontológicos, testes rápidos de HIV e Sífilis, vacinação, massagem, exame de escarro, auriculoterapia, além do oficinas de artes e de aromaterapia promovidas, respectivamente, pelo Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas – (CAPS AD) e pela Assistência Farmacêutica da UGPS.

A ação é mensal para a ampliação de informações e cuidados em tempo e espaço oportunos

“Todos os meses, fazemos o acolhimento, com a escuta qualificada, e a oferta de cuidados em tempo e espaço oportunos. Desta vez, um dos focos é a saúde da mulher. Todas estão sendo orientadas para que tenham conhecimento sobre os sintomas de cânceres como o de mama e de colo de útero, e sobre a importância dos exames preventivos, além de já receberam as guias para a realização do papanicolau e da mamografia”, informou a apoiadora institucional da UGPS, enfermeira Luciana Marinho.

“Todos foram atendidos, com a informação sendo divulgada, a partir de um olhar para o coletivo. Neste mês, também tivemos o compromisso de garantir ofertas que se adequam as necessidades da mulher com trajetória de rua. Ações como a de hoje proporcionam a ampliação e a integralidade do cuidado, utilizando o espaço do Centro Pop estrategicamente”, completou a psicóloga do serviço, Thayana Ribeiro.

Atualmente, dos cerca de 120 atendimentos técnicos mensais no equipamento, 30% são para mulheres, trans e travestis.

Elaine Andrade, de 36 anos, ficou encantada, principalmente, com a oficina de aromaterapia. “Eu participo todos os meses. Estou gostando muito”, comentou.

O projeto Dia da Promoção da Saúde no Centro Pop também integra o plano de ação para a região central, desencadeado pela Prefeitura de Jundiaí e alinhado com o projeto de Revitalização do Centro, com foco em oferecer qualidade de vida e segurança.

Elaine gostou da oficina de aromaterapia

Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2023/10/31/outubro-rosa-acao-intersetorial-leva-atendimento-e-informacao-para-mulheres-com-trajetoria-de-rua/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original