Novembro Azul: Jundiaí alerta os homens sobre a importância dos cuidados com a saúde

Publicada em 01/11/2023 às 09:23

Novembro chega e traz o alerta sobre o combate ao câncer de próstata, que atualmente é a segunda causa de óbito por câncer da população masculina no País. A Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) volta a reforçar a importância do diagnóstico precoce e do autocuidado, o que inclui a adoção de hábitos saudáveis.

Para o triênio 2023-2025, o Instituto Nacional de Câncer (Inca) estima o surgimento de 71,7 mil novos casos da doença por ano. Entre os principais fatores de risco estão a idade – incidência e mortalidade aumentam significativamente após os 60 anos -, casos na família, tabagismo, obesidade, etilismo e sedentarismo.

Em Jundiaí, entre janeiro e setembro deste ano, foram diagnosticados 131 pacientes com câncer de próstata. Foram realizadas, no período, 39 cirurgias. Atualmente, 26 pacientes seguem em tratamento radioterápico de um total de 119 tratados de janeiro até o momento; e 428 em hormonioterapia. Em 2022, o ano todo, foram 160 homens diagnosticados com a doença.

Em Jundiaí, o atendimento é realizado por equipe multiprofissional

“A campanha Novembro Azul, anualmente, chama a atenção para o tema. É fundamental que os homens busquem pelos equipamentos da Atenção Básica para as ações de autocuidado, ou seja, para as consultas e exames preventivos e, também, para as atividades que tem como foco a adoção de medidas simples, como a alimentação saudável e a prática de atividades físicas”, enfatiza o gestor de Promoção da Saúde, Tiago Texera.

A diretora do Departamento de Atenção Básica à Saúde da UGPS, Ana Paula Rosa, destaca que, em Jundiaí, as equipes de saúde das Unidades Básicas de Saúde (UBSs), Novas UBSs e Clínicas da Família realizam a avaliação individualizada dos homens.

“A partir de equipe multiprofissional, atuamos para, além do câncer da próstata, cuidar da saúde do homem de maneira integral, prevenindo outras doenças, como cardiovasculares que ainda são as principais causas de mortalidade masculina no Brasil, a diabetes e outras tantas. Todos os serviços também contam com grupos de atividades complementares voltados à prevenção e promoção da saúde da população, bastando o usuário procurar a unidade de referência para se informar”, frisa.

É fundamental que os homens busquem os serviços de saúde para atendimento anual

Seguindo as orientações do Ministério da Saúde, a indicação de rastreio do câncer de próstata ocorre a partir dos 50 anos. Em afrodescendentes ou com história de neoplasia de próstata na família, essa avaliação é iniciada aos 45 anos.  A rede municipal de saúde também conta fluxos bem estabelecidos para o acompanhamento sendo diagnosticado esse ou outros tipos de cânceres, incluindo os cuidados psicossociais.

Eventos
Ao longo do mês, os equipamentos de saúde realizam atividades especiais para marcar o Novembro Azul. A programação pode ser conferida em cada na unidade.

Assessoria de Imprensa
Foto: Arquivo PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2023/11/01/novembro-azul-jundiai-alerta-os-homens-sobre-a-importancia-dos-cuidados-com-a-saude/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original