Feiras Livres e varejões são opções de alimento fresquinho, gastronomia e passeio no feriado

Publicada em 02/11/2023 às 07:00

Antigas conhecidas do público, as feiras livres possuem um papel importante nas cidades. Hoje em dia, além do alimento fresquinho, elas são opções de gastronomia, com pastéis especiais e outros pratos, e também passeio para a família toda. Durante o feriado de Finados (02), prolongado pelo final de semana, a população terá disponível todas as feiras livres, que funcionam mesmo no feriado. Para garantir a segurança alimentar, assim como um ambiente organizado, o Departamento de Abastecimento de Jundiaí, órgão ligado à Unidade de Gestão de Agronegócio, Abastecimento e Turismo (UGAAT), promove a coordenação e fiscalização das feiras livres e varejões.

Cereais também são encontrados nas feiras livres

“Além de ser um meio muito importante de abastecimento de alimentos, as feiras livres representam um local onde as pessoas se relacionam umas com as outras e dão a oportunidade aos pequenos produtores rurais locais de venderem os seus produtos direto ao consumidor”, lembrou a diretora de Abastecimento da Prefeitura de Jundiaí, Georgea Casoti.

Além de frutas e hortaliças, a população conta com cereais, ovos, derivados do milho, caldo de cana e água de coco, temperos e ervas, doces, laticínios, roupas, sapatos, presentes, acessórios de celular, flores, utilidades domésticas e consertos de panelas, dentre outras variedades, distribuídos nas feiras e varejões diurnos. E para quem não abre mão de comer um pastel, os feirantes inovaram e criaram sabores diferentes.

No Eloy Chaves (sábados) tem opções como bacalhau, camarão, carne seca com abóbora, escondidinho e escarola com bacon. No Vianelo (sábados), o pastel de hot dog, costela com queijo, pernil com queijo e os doces banana com doce de leite e paçoca e Nutella com morango. “Não é como os tradicionais, mas tem aqueles clientes que gostam de experimentar uma novidade. Buscamos levar esse diferencial de ter vários sabores, além da opção vegana, vegetariana e doce”, disse Márcio Ohta, da MS Pastéis, que está sábado no Eloy Chaves e no domingo no Jundiaí Mirim. Atualmente, são 18 empresas de feirantes atendendo com 60 barracas de pastéis nas 35 feiras livres e varejões da cidade. Aproximadamente, 8.000 pastéis são vendidos, por dia, em Jundiaí. O setor emprega cerca de 150 pessoas na cidade.

William Salles, morador do Recanto Quarto Centenário, sempre faz questão de comer um pastelzinho na feira. “Todo sábado eu vou com a minha filha. Já virou tradição”, disse. A filha dele, a pequena Ana Júlia, escolheu seu pastel preferido, o de calabresa com queijo.

Quem não abre mão da combinação de pastel e caldo de cana, também encontra caldo de cana com morango, com gengibre e hortelã e maracujá. Já quem prefere um alimento mais leve, as tapiocas doces e salgadas também agradam bastante.

“A busca por melhor qualidade de vida passa, necessariamente, por cuidados com os hábitos alimentares e a introdução de alimentos saudáveis e de boa procedência no cardápio. Nesse sentido, as feiras livres estão cada vez mais populares e surgem como uma alternativa à padronização dos supermercados, já que os consumidores podem comprar tudo fresquinho”, ressalta o gestor de Agronegócio, Abastecimento e Turismo, Eduardo Alvarez. A lista completa das feiras livres e varejões realizadas em Jundiaí pode ser acessada nos links acima.

Frutas e legumes fresquinhos e de produtores locais

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2023/11/02/feiras-livres-e-varejoes-sao-opcoes-de-alimento-fresquinho-gastronomia-e-passeio-no-feriado/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original