Novembro Azul: motoristas do transporte coletivo recebem orientação e cuidados

Publicada em 07/11/2023 às 17:40

As Unidades de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) e de Mobilidade e Transporte (UGMT) levaram, nesta terça-feira (7), o alerta da Campanha Novembro Azul aos motoristas de ônibus e profissionais do Sistema Integrado de Transporte Urbano (SITU) de Jundiaí. A partir da oferta de cuidados por equipe multiprofissional, o objetivo foi chamar a atenção dos homens para os cuidados com a saúde.

A primeira parada foi para a aferição de pressão. Na sequência, foi dada orientação sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de próstata e de outras doenças que atingem a população masculina. Os profissionais também realizaram testes rápidos, atualizaram as carteirinhas de vacinação e fizeram auriculoterapia. Aos motoristas com sintomas e na idade preconizada pelo Ministério da Saúde – a partir dos 50 anos ou 45 anos, se afrodescendente ou com histórico de neoplasia de próstata na família – ainda foi ofertada avaliação individualizada e coleta de exame, seguindo o protocolo da rede municipal de saúde.

Samuel aproveitou todas as ofertas e elogiou a ação

“A ação integra nossa programação para marcar o Novembro Azul. A garagem fica no território do nosso serviço e, além de oferecer esse atendimento como forma de conscientizar os homens sobre a necessidade do autocuidado, que inclui a busca por exames preventivos e a adoção de hábitos saudáveis, estamos mostrando o que a Atenção Básica do Município oferece. Nas unidades, o foco é mais do que o tratamento dentro do consultório, é a promoção da saúde de maneira integral”, ressaltou o gerente da Unidade de Saúde da Família (USF) Parque Centenário, Rafael Antonio da Silva.

“A iniciativa também vem ao encontro das nossas ações que visam promover o bem-estar desses profissionais que prestam um importante serviço para a população. Muitos aproveitaram para tirar dúvidas. Foi um importante incentivo à saúde”, completou o diretor do Departamento de Transporte Público, Leslie Litano Tealdi Nascimento.

Aprovação
Para o motorista Samuel Santos foi bom verificar, principalmente, como estava a pressão arterial. “Sou hipertenso e a minha última consulta faz oito meses. Esse atendimento é ótimo. Estou participando de tudo. Eu transporto vidas e tenho que estar com tudo em dia”, destacou.

Já para o fiscal operacional Lucas Mateus de Oliveira foi a oportunidade de ficar com as vacinas em dia. “Fazia 12 anos que eu não tomava vacinas de rotina. Recebi orientação e agora vou ficar mais esperto com a minha saúde. Gostei muito dessa ação”, comentou.

Programação
No Município, para marcar o Novembro Azul, serão realizadas diversas ações pelos equipamentos de saúde. A programação pode ser conferida em cada na unidade.

Assessoria de Imprensa
Foto: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2023/11/07/novembro-azul-motoristas-do-transporte-coletivo-recebem-orientacao-e-cuidados/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original