DEBEA promove capacitação para Agentes Comunitários de Saúde

Publicada em 09/11/2023 às 16:41

Nesta quarta (08) e quinta-feira (09), o Departamento de Bem-Estar Animal (DEBEA), órgão da Unidade de Gestão de Planejamento Urbano e Meio Ambiente (UGPUMA) da Prefeitura de Jundiaí, promoveu uma capacitação para cerca de 150 Agentes Comunitários de Saúde (ACSs), oferecido no auditório da Escola de Gestão Pública (EGP).

O treinamento abordou, entre os assuntos tratados, as políticas públicas de proteção e bem-estar animal da cidade e controle populacional, a lei de microchipagem, o detalhamento do trabalho do órgão em defesa dos animais, além de como identificar se o animal precisa de cuidados veterinários.

DEBEA promove capacitação para Agentes Comunitários de Saúde

“A capacitação permite que os agentes comunitários de saúde, que estão em contato direto com as famílias, possam também conhecer aspectos do bem-estar animal da cidade e identificar, por exemplo, a situação dos PETs das famílias. Hoje em dia, elas são multiespécie. Então os animais fazem parte da família e também precisam dos devidos cuidados”, comenta a diretora do DEBEA, Daniela Araújo Passos. 

Foram mostrados também detalhes do Departamento, e os trabalhos em parceria com outras Unidades de Gestão, como a atuação junto ao Centro Pop e o Projeto Consultório de Rua. “É um trabalho de orientação que estamos oferecendo para os agentes comunitários de saúde para facilitar a identificação e o acompanhamento dos animais domésticos, buscando assegurar a saúde animal. Queremos otimizar o conceito de Saúde Única, que consiste em cuidar da saúde de pessoas, animais e ecossistemas”, reforçou a diretora.

Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2023/11/09/debea-promove-capacitacao-para-agentes-comunitarios-de-saude/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original