Produção de vinhos em Jundiaí é tema de encontro técnico na Itália

Publicada em 09/11/2023 às 08:00

Nesta semana, a produção de vinhos em Jundiaí e a criação do Centro de Viticultura e Enologia, localizado na ETEC Benedito Storani, são temas de encontro técnico na cidade de Conegliano, na Itália. A Prefeitura de Jundiaí está representada pelo gestor da Unidade de Gestão de Agronegócio, Abastecimento e Turismo (UGAAT), Eduardo Alvarez.

O intercâmbio busca o aprofundamento e consolidação do projeto de parceria entre o Centro de Viticultura e Enologia de Jundiaí e a Scuola Enologica Ita Cerletti, em Conegliano. Nesta quarta-feira (08), o gestor foi recebido pelo prefeito da cidade, Fabio Chies, e demais representantes da cidade. Também foi assinada uma carta de intenção para pacto de amizade entre Jundiaí e Conegliano, principalmente motivada pela tradição na produção de vinhos.

Gestor foi recebido pelo prefeito e representantes de Conegliano

“Fomos muito bem recebidos aqui em Conegliano. Dada a expertise da cidade no ensino e produção de vinhos de qualidade, com certeza levaremos conceitos e aprendizado para os produtores de Jundiaí”, lembra o gestor de Agronegócio, Abastecimento e Turismo de Jundiaí, Eduardo Alvarez.

No período, também estão previstos encontros técnicos em várias fábricas de equipamentos para produção de suco de uva e vinho, além de vinícolas tradicionais italianas. “Foi um prazer conhecer o projeto de Jundiaí e compará-lo sobre tópicos importantes e de desenvolvimento para duas cidades que têm o mundo do vinho nos olhos”, disse o prefeito de Conegliano, Fabio Chies.

O Centro de Enologia e Viticultura de Jundiaí conta com um curso técnico, além de salas para produção de suco de uva e do vinho, área de envase, adega para armazenamento dos vinhos e sala de degustação. Atualmente, 22 vinícolas fazem parte da Rota Turística do Vinho em Jundiaí. O laboratório foi conquistado a partir de articulação da Gestão Municipal junto ao Governo do Estado. “O crescimento do turismo rural fez com que as vinícolas como um todo se preocupassem mais com o processo da elaboração de vinhos finos e também com a qualidade do suco de uva. Agora, com mais tecnologia e todo o aprendizado, o salto de qualidade dos vinhos de Jundiaí será considerável”, disse o gestor.

Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2023/11/09/producao-de-vinhos-em-jundiai-e-tema-de-encontro-tecnico-na-italia/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original