Defesa Civil alerta para onda de calor nos próximos dias

Publicada em 10/11/2023 às 09:51

A Defesa Civil do Estado informa que, entre sábado (11) e segunda-feira (13), com a
chegada de uma massa de ar quente, as temperaturas tendem a subir gradativamente, com
momentos de calor intenso na Região de Campinas, em que Jundiaí está inserida. Com a condição, a hidratação e a proteção do sol são fundamentais para evitar casos de queimaduras e insolação.

Como há previsão para máximas de 38°C e sensação térmica de 40°C, a indicação da Defesa Civil é para que os exercícios ao ar livre nos períodos mais quentes dos dias sejam evitados. “A partir das 12h, quando a temperatura aumenta e a umidade relativa do ar diminui, as pessoas devem evitar praticar atividades físicas. Manter-se hidratado, bebendo bastante água, é fundamental. Outra medida para evitar problemas, tanto de saúde, quanto ao meio ambiente, é não atear fogo em vegetação”, ressalta o coordenador da Defesa Civil de Jundiaí, coronel João Osório Gimenez Germano.

Outro ponto de atenção alertado pelo coordenador, é para os riscos oferecidos por lagoas, lagos ou riachos. “Já tivemos casos, nos últimos meses, de afogamentos em lagoas. Esses ambientes, além de proibidos para o uso, são desconhecidos e podem conter arames farpados, madeiras entre outras condições que podem causar ferimentos graves”, reforça.

Hidratação e proteção contra sol com roupas leves ou protetor solar são essenciais

As pessoas mais susceptíveis a problemas pelas altas temperaturas são os idosos e as crianças. Ambos devem se manter protegidos do sol e hidratados. “Os extremos da vida recebem os impactos das altas temperaturas mais intensamente. As crianças e os idosos têm pele mais delicada e o organismo mais sensível, por isso, atenção à hidratação e à alimentação e uso de roupas leves”, comenta a médica de Saúde da Família e gestora adjunta da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), Dayane Martins.

Dicas

  • Usar roupas leves e de algodão;
  • Evitar banhos quentes;
  • Evitar prática de atividades ao ar livre nos horários de pico de calor (entre 12h e 16h);
  • Evitar consumo excessivo de álcool;
  • Proteja-se ao se expor aos raios solares com chapéus, viseiras, óculos de sol e roupas de proteção UV e filtros solares de alto espectro de proteção (FPS maior que 30);
  • Se hidratar com água, sucos e o consumo de frutas – que também são ricas em água -, assim como uma alimentação mais leve com verduras e legumes.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2023/11/10/defesa-civil-alerta-para-onda-de-calor-nos-proximos-dias/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original