MenteInovadora: torneio chega à reta final com aprovação da criançada

Publicada em 19/11/2023 às 08:41

Após as disputas em sala de aula, definições dos representantes de cada turma, torneios interclasses, a segunda edição do torneio MenteInovadora chega à reta final, com a sua grande final marcada para o próximo sábado (25), no Complexo Argos. Desenvolvido a partir de jogos da Mind Lab, a iniciativa, que integra o programa Escola Inovadora, tem contado com a adesão da criançada.

“Por meio das disputas em jogos de tabuleiros, o torneio MenteInovadora une-se ao programa Escola Inovadora, no eixo da qualidade de ensino. Trata-se de uma ferramenta importante para o desenvolvimento de habilidades de planejamento estratégico, tomada criativa de decisões e competição saudável, associando o raciocínio lógico matemático à saúde emocional dos nossos meninos e meninas”, comentou a gestora de Educação, Vastí Ferrari Marques.

Além dos alunos dos quartos e quintos anos, esta edição do torneio conta ainda com as participações dos terceiros anos, que, respectivamente, debruçaram-se nas disputas dos seguintes jogos: Mancala, Pirâmide e Quatro em Linha.

Para as turmas dos terceiros anos, jogo definido para disputa é o do “Quatro em Linha”

Na Emeb Armanda Santina Polenti, no Parque São Luiz, o MenteInovadora fez tanto sucesso que a turma do 3º ano C, da professora Rosana Godoy, fez questão de continuar jogando.

Sofia Dionisio, de oito anos, explica as regras. “Como diz o nome do jogo, a ideia é posicionar quatro peças da sua cor em uma linha. Vale na vertical, horizontal e diagonal. Mas há ainda outras duas regras importantes: antes de o jogo começar, precisamos cumprimentar o oponente; depois que ele acabar, compartilhamos as estratégias que usamos para jogar.”

Já o pequeno João Pedro Patrocínio, também de oito anos, complementa. “Este jogo é igual a um Jogo da Velha, mas em pé e com mais peças. E é um jogo bom para fazer pensar e aprender a respeitar o colega. Quando eu ganho, eu grito de felicidade, mas com respeito. E se perco, fica tudo bem, pois pelo menos me esforcei.”

Sofia e João Pedro: entre as lições aprendidas pelos colegas de sala estão o respeito e a amizade

Final
A final do torneio MenteInovadora será realizada no sábado (25), a partir das 9h, no Complexo Argos. Além das participações dos 300 finalistas, formados por duplas de cada terceiro, quarto e quinto ano de todas as escolas de Ensino Fundamental da rede, estão previstas premiações, as participações de familiares e amigos, e programação que irá envolver ainda apresentações culturais, oficinas, contações de histórias e delícias gastronômicas.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2023/11/19/mente-inovadora-torneio-chega-a-reta-final-com-aprovacao-da-criancada/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original