Alunos do Centro de Línguas participam de vivência sobre a Cultura Italiana

Publicada em 22/11/2023 às 15:01

Sem sair do Complexo Argos, os alunos do curso de Italiano do Centro de Línguas e Tecnologia da Informação Antônio Houaiss fizeram, na manhã desta quarta-feira (22), uma verdadeira viagem pela Itália. Com mediação da professora Raffaella Baratta, da escola Campus Magnolie, em Castelraimondo, na província italiana do Marche, a vivência de que participaram os alunos teve como tema “La Dolce Vita”, expressão que busca resumir a cultura e estilo de vida italianos na opulência da reconstrução daquele País no Pós-2ª Guerra Mundial, e que é também o título do filme premiado do cineasta Federico Fellini.

Por meio de mapas, fotografias, vídeos e música, Raffaella propôs um bate-papo com muita interatividade com os alunos, desde Gastronomia, Arte, Cultura, Arquitetura e Natureza, até temas específicos, como o hábito italiano de se tomar café, marcar com os amigos encontros na praça, ditados populares e os famosos e reconhecíveis gestos e trejeitos. “’La Dolce Vita’ quer dizer viver o belo, o bom e o bem. É viver com prazer, com amor pelas pequenas coisas, apreciando as tradições e inovações do País que possui a maior número de patrimônios que compõem a lista da Unesco, órgão da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura.”

A partir da pergunta “O que é para você a ‘dolce vita’?”, Raffaella tratou dos diversos aspectos que tornam a cultura italiana apreciada em todo o mundo

Para o comerciante aposentado Ademir Tafarelo, a vivência foi uma oportunidade de revisitar o “Bel Paese”. “Foi uma aula fantástica. Assim como outras vivências que tivemos no curso, como a de culinária, foi uma excelente oportunidade para fazer uma imersão do idioma. Quis estudar italiano aqui por conta da energia da língua e das minhas origens. E recentemente tive a oportunidade de praticar, nas últimas férias, quando visitei a Itália de norte a sul. E hoje, vendo as imagens, viajei de volta para lá”, comentou o morador do bairro do Medeiros, atualmente no último semestre do curso.

Maria Eugênia Savietto, professora do curso, explicou a proposta da vivência. “A Raffaella é uma amiga muito especial, uma colega professora em quem confio muito e que propôs esta vivência, uma oportunidade irrecusável, pensando nas aprendizagens dos alunos. Trata-se de uma atividade democrática, que trouxe a Itália até aqueles que ainda não puderam visitá-la e deu um incentivo para quem sonha conhecê-la.”

Já a gestora de Educação, Vastí Ferrari Marques, falou da importância do contato com os aspectos culturais nas aprendizagens. “Educação e Cultura são indissociáveis. Não à toa, compõem uma das plataformas de governo do prefeito Luiz Fernando Machado. E isso vale também para as aprendizagens de uma língua estrangeira. Vivências como esta, que trazem Cultura para dentro da sala de aula, auxiliam na criação de repertório, no contato com novos vocabulários e são também um incentivo para que os alunos se interessem ainda mais pelo conteúdo”.

Para Ademir, vivência proposta pela convidada foi uma oportunidade de aprender ainda mais os conteúdos das aulas

Mais Centro de Línguas
As inscrições gratuitas para as novas turmas dos cursos de Espanhol, Francês, Inglês, Italiano e Português para estrangeiros no Centro de Línguas poderão ser feitas pelo site da Prefeitura, a partir do mês de dezembro – em data ainda a ser divulgada – e com previsão do início das aulas no próximo mês de fevereiro. Os interessados devem residir em Jundiaí, ser maiores de 14 anos e ter concluído o Ensino Fundamental ou estar cursando o 9º ano. O curso tem duração de quatro semestres e tem previsão de início para o próximo mês de fevereiro.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2023/11/22/alunos-do-centro-de-linguas-participam-de-vivencia-sobre-a-cultura-italiana/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original