VISAM e soldados do GAC percorrem bairros em ação para prevenir arboviroses

Publicada em 22/11/2023 às 07:06

A Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), a partir da Vigilância em Saúde Ambiental (VISAM), realiza nesta quinta (23) e sexta-feira (24) ação de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, da zika e da chikungunya. A ação vai contar com o apoio de soldados do 12º Grupo de Artilharia de Campanha (GAC) Barão de Jundiahy. Seis bairros serão percorridos pela força-tarefa.

Além de verificar possíveis criadouros em residências e comércios, as equipes vão orientar os moradores sobre os cuidados necessários para combater o vetor transmissor das arboviroses.

“As temperaturas elevadas e as chuvas são propícias para o aumento da população de mosquitos. É fundamental reiterarmos a necessidade da eliminação, nos quintais e no interior dos imóveis, de quaisquer objetos que possam acumular água. Somente sendo proativos, conseguiremos ter um ambiente livre do Aedes aegypti. As arboviroses são doenças graves e podem levar ao óbito”, ressalta gerente da VISAM, biomédica Ana Lúcia de Castro Silva.

Em 2022, os soldados apoiaram ação na região central. Nesta ação, seis bairros serão vistoriados

Serão percorridos os bairros: Vila Liberdade, Anhangabaú, Colônia, Caxambu, Ponte São João e Vila Nambi.

“Atuamos em todo o Município, ao longo do ano. Nesta etapa da ação do nosso programa de prevenção, vamos focar nestes territórios. Mapeamento recente apontou que essas áreas concentram muitos criadouros e, consequentemente, apresentam maior risco para os moradores”, acrescentou a biomédica. O trabalho da força-tarefa será concentrado no período da manhã.

Último boletim de arboviroses mostra que Jundiai registra 1.059 casos de dengue (902 autóctones e 157 importados), quatro de chikungunya e nenhum caso de zika.

Assessoria de Imprensa
Foto: Arquivo PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2023/11/22/visam-e-soldados-do-gac-percorrem-bairros-em-acao-para-prevenir-arboviroses/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original