Crianças compartilham com as famílias vivências com elementos da natureza

Publicada em 27/11/2023 às 13:29

Realizado ao longo deste ano pelas professoras Léia Bejato e Regiane Tarício, dos grupos de 05 anos da Emeb Professora Aparecida Bernardi do Amaral, no Morada das Vinhas, o projeto “Comidinhas com elementos da natureza” contou, na última semana, com participantes especiais. Desta vez, as crianças receberam a visita de seus pais e responsáveis, para desenvolver com eles mais receitas utilizando água, terra, areia, gravetos, pedras, flores, folhas e sementes.

Para a atividade do G5-C, da professora Léia, realizada na manhã da última sexta-feira (24), o ajudante de gráfica Carlos Eduardo de Souza acompanhou o filho Thauan, de seis anos, que fez um pudim de chocolate, e também a pequena Lorena Felicio, filha de seu amigo, que é da mesma turma e enrolou brigadeiros de barro, com areia no lugar do granulado.

 “Como trabalho de madrugada e tenho horário flexível, faço questão de participar destes momentos, pois são muito especiais para as crianças. E aproveitei para chamar a Lorena para fazer a atividade com a gente, já que as crianças e nossas famílias são amigas”, comentou o morador do Morada das Vinhas.

Carlos Eduardo acompanhou o Thauan e a Lorena durante a produção dos brigadeiros e pudim

Antes de colocar a mão na massa – ou no barro -, a vivência entre crianças e adultos iniciou-se com a apresentação da proposta. “O projeto envolve diversas etapas, desde a coleta dos elementos, elaboração mental da receita, montagem, enfeite, apreciação, ‘degustação’, lavagem da louça e organização de armário. Mas envolve muito mais do que isso. É um exercício de autonomia, presente em todas as escolhas necessárias. Traz também empatia, pois, durante a apreciação, as crianças têm que parar e ouvir o processo desenvolvido pelo amigo. E, por fim, é uma prática de sustentabilidade, pois tudo o que tiramos da natureza devolvemos a ela”, explicou a professora Léia.

Ao final, das mãos das próprias crianças, a diretora Mariana Avelino recebeu o livro com compilado de fotos e relatos do projeto ao longo do ano, como presente para a biblioteca da unidade escolar. O mesmo material, hospedado na internet, também poderá ser acessado pelos pais e demais responsáveis, a partir de QR code impresso em carta de homenagem às famílias.

A diretora do Departamento de Educação Infantil da UGE, Thaís Nonô, reforçou a importância da proposta. “Esta é mais uma iniciativa vinculada ao ‘Desemparedamento da Escola’ do programa Escola Inovadora, pois explora as potencialidades pedagógicas das ambiências escolares e reforça a melhoria da qualidade de ensino, reconectando ainda as crianças com a natureza. Sem contar a importância da integração entre os pais e responsáveis com as crianças e com a escola”, comentou.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2023/11/27/criancas-compartilham-com-as-familias-vivencias-com-elementos-da-natureza/

Galeria

Baixe as fotos desta notícia na resolução original